BE fala em aumento do desemprego «brutal e dramático» - TVI

BE fala em aumento do desemprego «brutal e dramático»

Helena Pinto

Bloco de Esquerda diz que números divulgados pelo INE são «muito preocupantes»

Relacionados
O BE considerou «brutal e dramático» o aumento do número de portugueses sem emprego revelado pela taxa de desemprego de 17,7 por cento e sublinhou a forma como a emigração está a «sangrar» o país da força produtiva.

«É muito preocupante», afirmou a deputada do BE Helena Pinto, nesta quinta-feira, em declarações aos jornalistas no Parlamento a propósito dos dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo divulgou hoje o INE, a taxa de desemprego subiu em Portugal para os 17,7% no primeiro trimestre, face aos 16,9% observados no trimestre anterior, com o número de desempregados em Portugal a ultrapassar os 950 mil.

Helena Pinto destacou ainda o facto destes dados revelarem que, pela primeira vez desde que há estatísticas sobre esta matéria, «a população ativa portuguesa, ou seja, a população com emprego, está abaixo do valor da metade, ou seja é inferior a 50 por cento».

«O que significa que a emigração está a sangrar o país da sua força produtiva todos os dias. Estes dois cenários juntos, o facto da população estar desempregada e da população estar a sair do país em busca de emprego são o retrato vivo dos dois anos de governação deste Governo», acrescentou.

De acordo com o INE, a taxa de desemprego aumentou em termos trimestrais 0,8 pontos percentuais e 2,8 pontos percentuais face ao período homólogo.

Entre janeiro e março, o INE contabilizou 952,2 mil desempregados, o que representa um acréscimo trimestral de 3,1% (mais 29 mil pessoas) e homólogo de 16,2% (mais 132,9 mil pessoas).

Os números observados no final do primeiro trimestre atingem níveis absolutamente históricos, num contexto de subidas da taxa de desemprego em Portugal desde o segundo trimestre de 2008, altura em que se situava nos 7,3%, o equivalente a 409,9 mil desempregados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados