Lisboa: Roseta admite acordos pós-eleitorais - TVI

Lisboa: Roseta admite acordos pós-eleitorais

Helena Roseta

Entendimento só acontecerá se a esquerda ganhar

Relacionados
A vereadora Helena Roseta, eleita pelo Movimento de Cidadãos por Lisboa (MCL), admitiu este sábado, no Porto, em declarações à Lusa, vir a efectuar acordos pós-eleitorais, caso a esquerda venha a ganhar as eleições autárquicas em Lisboa.

«Os partidos à direita já se entenderam, se os partidos à esquerda se entenderem será óptimo, mas a lei não permite a este tipo de movimentos como o nosso concorrer às autárquicas em coligação, por isso estamos um pouco à margem de qualquer negociação nesse sentido», disse.

Frisou ainda que «este tipo de movimento não tem sequer que se entender com partidos», podendo efectuar acordos directamente com o presidente da Câmara, como acontece actualmente.

Helena Roseta falava à margem do Fórum Aberto sobre o Porto, pelo qual foi convidada na sua qualidade de membro do MCL, para partilhar a sua experiência na capital, já que está encarregada pelo presidente da autarquia lisboeta, António Costa, de elaborar o Programa Local de Habitação.

A arquitecta referiu que veio ao Porto partilhar a sua experiência nesta área, tanto mais que «Lisboa e Porto têm problemas muito semelhantes» nomeadamente nas áreas da habitação e da desertificação dos respectivos centros.

«Houve uma política de construção de habitação na periferia para resolver problemas socialmente graves, nomeadamente a eliminação das barracas, área em que o Porto arrancou mais cedo que Lisboa, mas depois disso não tem havido políticas públicas continuadas, o que não tem dado bons resultados», frisou.

Sublinhou que se fala muito nas duas cidades em reabilitação dos respectivos centros, mas considera que nada se faz, já que «tanto Lisboa como o Porto estão a despovoar-se em ritmo acelerado».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE