Casamento gay: CDS-PP insiste em referendo - TVI

Casamento gay: CDS-PP insiste em referendo

Parada Gay em Lisboa (Foto Lusa/João Relvas)

Telmo Correia vai contactar as restantes bancadas parlamentares visando recolher apoios

Relacionados
O deputado do CDS-PP Telmo Correia anunciou esta segunda-feira que vai contactar as restantes bancadas parlamentares visando recolher apoios para a apresentação de um projecto para referendar a legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Em declarações à Lusa, Telmo Correia admitiu receber «luz verde» da direcção da sua bancada para «o agendamento do projecto de resolução», mas, primeiro, quer «ouvir outros deputados de outras bancadas», para que a iniciativa «seja o mais ampla possível».

Telmo Correia considerou que a Assembleia da República «tem toda a legitimidade e todo o direito» de legislar sobre a matéria, mas defendeu que «o mais correcto é ouvir os cidadãos» primeiro.

«Esta decisão dependerá muito das posições e da sociedade civil. Se de fora do Parlamento se perceber que há movimentos a defender um referendo, a Assembleia da República não deve ser estranha a isso. De outra forma será sempre uma imposição de vontade de uma maioria circunstancial a todos os outros», argumentou.

Independentemente da sua posição pública contra a legalização dos casamentos homossexuais, Telmo Correia frisou que a «defesa do referendo não significa que se tenha uma posição contrária à legalização».

Para Telmo Correia, «defender um referendo significa apenas que a ideia deve ter, tanto quanto possível, consensualização na sociedade».

O deputado do CDS-PP Ribeiro e Castro também já tinha defendido a realização de um referendo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados