Menezes exige que Sócrates devolva 530 euros - TVI

Menezes exige que Sócrates devolva 530 euros

  • Portugal Diário
  • 29 mar 2008, 12:37
Luís Filipe Menezes no XXX Congresso do PSD - Foto de Nuno Veiga/Lusa

Líder do PSD fala em impostos a mais e quer que Governo restitua poder de compra aos portugueses

O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, exigiu na sexta-feira à noite que o primeiro-ministro, José Sócrates, devolva rapidamente os 530 euros anuais que os portugueses ainda pagam a mais em impostos em comparação com 2005, noticia a Lusa.

Por outro lado, o presidente do PSD prometeu que, se for eleito primeiro-ministro em 2009, no final do seu mandato o IVA será de 16 por cento, como é actualmente em Espanha.

Durante um jantar em Lisboa com membros dos Trabalhadores Social Democratas (TSD), a estrutura sindical do PSD, Menezes insistiu na ideia de que desde a posse do Governo a carga fiscal anual de cada contribuinte aumentou 550 euros.

O presidente do PSD reafirmou que com a anunciada redução do IVA em um por cento a partir de Julho, o primeiro-ministro apenas «devolveu aos portugueses 20 euros dos 550 que lhes tirou ao longo destes três anos».

«Nós queremos que ele restitua rapidamente os 530 que ainda faltam para colocar pelo menos o poder de compra dos portugueses na situação em que estava há três anos», exigiu, a seguir, recebendo aplausos.

Luís Filipe Menezes não detalhou de que forma esses 530 euros devem ser devolvidos.

IVA em 16 por cento

Quanto à política fiscal que aplicará se ganhar as eleições legislativas de 2009, Menezes comprometeu-se a baixar o IVA para o actual valor desse imposto em Espanha, em nome de uma harmonia ibérica. «Ao fim de quatro anos de governação do PSD o IVA será de 16 por cento em Portugal».

«Foi ou não foi uma decisão acertada?»

No jantar com os TSD, Menezes assinalou que cumpriu na sexta-feira seis meses como presidente do PSD e defendeu que com a sua liderança «ficou alicerçada no subconsciente colectivo a ideia de que nunca mais haverá uma maioria absoluta deste primeiro-ministro. O trabalho que o PSD fez ao longo destes seis meses foi determinante para abalar a imagem de marca do poder socialista».

Luís Filipe Menezes elogiou o contributo do líder do grupo parlamentar social-democrata, Pedro Santana Lopes, para «colocar a nu o falhanço do primeiro-ministro» nos debates quinzenais no Parlamento. Classificando-o como «um dos melhores» do partido, Menezes lembrou aos militantes presentes no jantar as críticas que recebeu por ter aceite que Santana Lopes ocupasse a liderança da bancada do PSD.

«Foi ou não foi uma decisão acertada?», perguntou.

JF
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos