Guterres e Jaime Gama condecorados em Timor - TVI

Guterres e Jaime Gama condecorados em Timor

Assinala-se no país os 10 anos da consulta popular que conduziu o país à independência

Relacionados
O ex-primeiro-ministro de Portugal, António Guterres, e o antigo chefe da diplomacia portuguesa, Jaime Gama, receberam este domingo em Díli uma condecoração do Estado timorense, no dia das celebrações dos dez anos da consulta popular de 30 de Agosto que conduziu o país à independência.

Os dois políticos portugueses, governantes em Portugal à data da votação, foram citados no discurso do Presidente timorense, Ramos-Horta, na cerimónia que assinalou hoje de manhã em Díli os dez anos do referendo. «Agradeço-lhe, Jaime Gama, a sua paciência inesgotável, a serenidade perante a adversidade e a sua grande capacidade como diplomata», disse o Chefe de Estado timorense.

«O Estado vai distingui-lo esta tarde com a Ordem de Timor-Leste, conjuntamente com o antigo primeiro-ministro de Portugal, António Guterres», anunciou.

Ambos assistiram este domingo, com o actual ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, à cerimónia dos dez anos da consulta popular, que decorreu no novo palácio presidencial Nicolau Lobato, em Díli, um evento dominado pelo discurso do Chefe de Estado timorense.

Ramos-Horta também prestou tributo ao ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Ali Alatas, «um adversário formidável, encantador, cativante, com uma energia inesgotável», desaparecido no ano passado, e que assinou com Gama os acordos de Nova Iorque, a 5 de Maio de 1999, desenhando o modelo da consulta popular, realizada cinco meses depois.

Ao longo do discurso de cerca de uma hora, o Presidente timorense falou em português, inglês e tétum, mas não se referiu ao problema linguístico de Timor-Leste, onde convivem várias línguas e dialectos na administração pública e no dia-a-dia da sociedade civil.
Continue a ler esta notícia

Relacionados