BE: subida do défice é «mais um prego no caixão» do Governo - TVI

BE: subida do défice é «mais um prego no caixão» do Governo

Reação do Bloco de Esquerda aos números das contas públicas divulgados pelo INE e que situam o défice em 6,8%, aquém do negociado com a troika

Relacionados
O Bloco de Esquerda considerou, nesta sexta-feira, que a estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) de que o défice atingiu os 6,8 por cento no primeiro semestre do ano «é mais um prego no caixão» do Governo.

A posição foi transmitida pelo deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares, na sequência da divulgação dos dados do INE sobre o défice orçamental nos primeiros seis meses do ano, em contabilidade nacional, indicando um valor correspondente a -5.597 milhões de euros.

«Estes dados do INE são mais um prego no caixão deste Governo, demonstrando que o buraco [orçamental] é muito maior do que o previsto e que a derrapagem não está controlada pelo Governo. Na prática, a meta proposta pelo Governo [de défice] é inalcançável, a não ser com medidas extraordinárias», afirmou.

Segundo o bloquista, a partir de agora, «são de esperar mais cortes nos salários, nos subsídios e a incompreensão de que é a política de austeridade que está a minar as contas públicas».

«A cada novo dado do INE, o Governo mostra um novo falhanço. Esperamos que a resposta na rua seja forte para demonstrar a este Governo que está a mais no país e que a sua política é parte do problema e não parte da solução», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados