CDS diz que défice ainda poderá ser de seis ou cinco por cento - TVI

CDS diz que défice ainda poderá ser de seis ou cinco por cento

Reunião PSD-CDS [LUSA]

Reação aos números das contas públicas divulgados pelo INE e que situam o défice em 6,8%, aquém dos 5% negociados com a troika

Relacionados
O CDS-PP defendeu, nesta sexta-feira, que até ao final do ano poderá ser atingido um défice real de seis por cento ou, com uma redução significativa da despesa, de cinco por cento.

O deputado do CDS-PP Abel Baptista começou por afirmar que, «se a trajetória se mantiver idêntica, será possível atingir um défice real na ordem dos seis por cento» e, depois de confrontado com a previsão do PSD (e a meta do Governo imposta pela troika) ser de um défice de cinco por cento no final do ano, respondeu que isso será possível com uma redução «significativa» da despesa.

O défice orçamental nos primeiros seis meses do ano atingiu os 6,8 por cento do Produto Interno Bruto, em contabilidade nacional (a que conta para Bruxelas), correspondente a -5.597 milhões de euros, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

«Poderemos atingir um défice de cinco por cento se a nível da despesa nós conseguirmos uma redução que possa ser significativa e que vem tendencialmente também a acontecer, a exemplo do que demonstra esta execução até este momento, que já vai em 10 por cento de redução da despesa na aquisição de bens e serviços por parte do Estado", afirmou Abel Baptista.

O deputado democrata-cristão começou por dizer que há "objetivamente um progresso" relativamente ao ano passado, assim como neste ano, entre o primeiro e o segundo trimestre.

«No segundo trimestre é de 5,9, quando no primeiro trimestre foi de 7,8. Objetivamente, uma melhoria substancial. Se a trajetória se mantiver idêntica nos termos até ao final do ano, atingiremos um défice real na ordem dos seis por cento, que aliás, é o que foi anunciado e previsto pelo Ministério das Finanças», defendeu.

O CDS disse que queria passar a «mensagem» aos portugueses de que «efetivamente o esforço está a valer a pena», apesar de uma «consolidação orçamental como a que está a ocorrer é sempre muito difícil, exige muita persistência».

Também o PSD manifestou-se hoje convencido de que a meta de cinco por cento do défice definida pelo Governo com a troika ainda pode ser cumprida, apesar de o INE revelar que atingiu no primeiro semestre 6,8 por cento, escusando-se a falar em mais austeridade.

«É evidente que é um valor que nos preocupa e que deve concentrar o Governo naquilo que é o objetivo orçamental de 5 pontos percentuais até ao final do ano. Estamos convencidos que essa meta será possível de alcançar, face às medidas que, entretanto, por antecipação, já foram tomada», disse Paulo Batista Santos aos jornalistas no Parlamento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados