CDS envia carta aberta à ministra da Saúde - TVI

CDS envia carta aberta à ministra da Saúde

teresa caeiro

«Governo não cumpriu a sua parte do compromisso com a Saúde em várias áreas»

Relacionados
O grupo parlamentar do CDS-PP enviou esta quarta-feira uma carta aberta à ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmando que o «Governo não cumpriu a sua parte do compromisso com a Saúde em várias áreas», noticia a Lusa.

«Há um compromisso para a Saúde entre a Associação Nacional de Farmácias e o Governo e em todos os compromissos alguém tem de ceder e foi o Governo», explicou à Lusa a deputada do Partido Popular que assina esta carta, Teresa Caeiro.

A carta questiona o Governo sobre a falta de regulamentação da dispensa de medicamentos em dose unitária e o incumprimento do compromisso de instalar seis novas farmácias nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) assumido em 2006.

«Não se podem assinar protocolos e compromissos e fazer tábua rasa. Há um compromisso do Governo em regulamentar a dispensa de medicamentos em unidose e até hoje não se fez nada», disse Teresa Caeiro.

O grupo parlamentar recorda uma visita do secretário de Estado da Saúde ao Parlamento em que garantiu que a primeira farmácia em meio hospitalar seria aberta em Julho, algo que só agora vai acontecer quando o primeiro-ministro, José Sócrates, inaugurar quarta-feira uma farmácia no Hospital de Leiria.

A deputada cita ainda um estudo realizado pelo Instituto de Qualidade em Saúde e pelo Centro de Estudos da Associação Nacional de Farmácias (ANF) que estima que o desperdício global pode atingir 4,44 euros por medicamento e 5,83 euros por utente.

O CDS-PP apoia-se neste estudo, e na despesa inscrita para 2008, para afirmar que o Governo poderia «poupar cerca de 142,4 milhões de euros, dos quais 86 milhões ao erário público» do valor desperdiçado com a venda em farmácias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados