Educação: projectos da oposição chumbam por um voto - TVI

Educação: projectos da oposição chumbam por um voto

Parlamento

Suspensão da avaliação dos professores esteva à beira de ser aprovado

Relacionados
Os projectos de lei do BE e do PEV para suspender a avaliação dos professores foram esta quinta-feira chumbados no Parlamento por apenas um voto, com o apoio de toda a oposição e de quatro socialistas, informa a Lusa.

Com a abstenção da deputada socialista Matilde Sousa Franco, os diplomas do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) somaram 113 votos favoráveis e 114 votos contra.

Manuel Alegre, Teresa Alegre Portugal, Julia Caré e Eugénio Alho foram os quatro socialistas que votaram favoravelmente, juntando-se às bancadas da oposição, que tinham hoje todos os seus deputados presentes no momento das votações.

Votaram por isso a favor dos projectos de lei do BE e do PEV os 75 deputados do PSD, 11 do PCP, 11 do CDS-PP, 8 do BE, dois do PEV e os dois deputados não inscritos Luísa Mesquita e José Paulo de Carvalho.

No PS, que tem uma maioria absoluta de 121 deputados, faltava o deputado Victor Baptista e o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, optou por não exercer o seu direito de voto.

Descontados ainda os cinco votos de socialistas que não seguiram a disciplina de voto, houve no total 114 deputados do PS que votaram contra os diplomas, mais um do que os 113 votos favoráveis.

Os projectos de lei do PSD para suspender a avaliação foram também chumbados mas recolheram, contudo, menos votos do que os projectos do BE e PEV, porque os deputados socialistas Manuel Alegre, Teresa Alegre Portugal, Júlia Caré e Eugénia Alho decidiram abster-se em vez de votar favoravelmente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados