Professores: o que diz o programa do Governo - TVI

Professores: o que diz o programa do Governo

Professores entregam postais a Sócrates

«Negociações» em relação ao Estatuto e à avaliação vão continuar

Relacionados
O Governo promete um mandato de «consolidação e aprofundamento» na Educação. Segundo o documento, «o tempo é, agora, de consolidar as mudanças e desenvolver as linhas de evolução e progresso do nosso sistema educativo».

Em relação aos temas mais polémicos, que levaram milhares de professores à rua durante o mandato de Maria de Lurdes Rodrigues, o programa antevê várias negociações.

O objectivo é «acompanhar e avaliar a aplicação do Estatuto da Carreira Docente, no quadro de processos negociais com as organizações representativas dos professores e educadores, valorizando princípios essenciais como a avaliação de desempenho, a valorização do mérito e a atribuição de maiores responsabilidades aos docentes mais

qualificados».

Está prevista também «a aplicação, pelas escolas, do segundo ciclo de avaliação do desempenho profissional de docentes e, no quadro de negociações com as organizações representativas, garantir o futuro de uma avaliação efectiva, que produza consequências, premeie os melhores desempenhos, se realize nas escolas e incida sobre as diferentes dimensões do trabalho dos professores».

O ministério de Isabel Alçada deverá ainda «promover programas específicos para a formação dos directores das escolas e dos professores com funções de avaliação.»
Continue a ler esta notícia

Relacionados