CNE lembra à RTP dever de tratar partidos «da mesma forma» - TVI

CNE lembra à RTP dever de tratar partidos «da mesma forma»

MEP

Partidos queixam-se de terem sido excluídos do debate

Relacionados
ACTUALIZADA ÀS 18h49

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) lembrou à RTP o seu «dever de tratar com isenção e da mesma forma» todas as candidaturas que se apresentam a eleições, refere a Lusa.

A chamada de atenção da CNE surge depois de cinco partidos sem assento no Parlamento Europeu terem protestado - ou anunciado a intenção de o fazer - junto deste organismo eleitoral pela circunstância de terem sido excluídos do debate organizado pela RTP entre os cabeças-de-lista às eleições europeias, que terá lugar no programa «Prós e Contras».

Europeias: partidos queixam-se de falta de pluralismo

«A CNE enviou [à RTP] uma circular a chamar a atenção para a necessidade de as instituições públicas, nelas se incluindo os meios de comunicação social, terem o dever de tratar com isenção e da mesma forma todas as candidaturas», disse Nuno Godinho de Matos, porta-voz da CNE.

O representante da CNE adiantou ainda que as queixas apresentadas não deram ainda origem a «punição ou decisão de outra natureza», até porque está por saber «se os reclamantes já têm candidaturas formalizadas ou não».

RTP garante que vai convidar todos os candidatos

A autora do programa «Prós e Contras» explicou que o critério de presenças para o primeiro frente-frente das europeias foi ter só os partidos com assento no Parlamento Europeu e esperar que o prazo das candidaturas termine.

«O critério para a escolha dos partidos foi ter os partidos com assento no Parlamento Europeu, até porque no palco só cabem 6 pessoas», disse à Lusa Fátima Campos Ferreira.

A jornalista responde ao protestos dos partidos que não foram convidados afirmando que «a data de candidaturas para se apresentarem às eleições europeias ainda não expirou, só termina a 27 de Abril» e garantindo que «depois, a RTP vai fazer debates com todos os partidos».

Embora o formato ainda tenha de ser decidido - «a direcção de Informação decidirá se o debate será com todos ao mesmo tempo ou por partes» -, a jornalista assegurou que a estação pública «envolverá no debate todos os pequenos partidos e movimentos que se candidatarem».

Fátima Campos Ferreira sublinhou ainda considerar que «o pluralismo está mais que assegurado», até porque «não se esgota num só debate, mas mostra-se antes pela continuidade».
Continue a ler esta notícia

Relacionados