Teixeira dos Santos acusa Menezes de «incoerência» - TVI

Teixeira dos Santos acusa Menezes de «incoerência»

  • Portugal Diário
  • 27 mar 2008, 21:40
Teixeira dos Santos

IVA: presidente do PSD disse que descida de imposto é «irrelevante»

Relacionados
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, respondeu esta quinta-feira às críticas do presidente do PSD sobre a descida do IVA, dizendo que nestas «não há honestidade nem coerência».

Luís Filipe Menezes disse esta quarta-feira, depois do Governo ter anunciado que o imposto desceria de 21 para 20 por cento, que esta medida era «irrelevante».

«Essas afirmação não são consistentes nem coerentes com as declarações que ele próprio fez quando do aumento do IVA», disse Teixeira dos Santos no Porto, citado pela Lusa, à entrada da apresentação do livro «Política Orçamental na Área do Euro», de João Loureiro, docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

«Quando o IVA foi aumentado foi então dito que isso teria um grandes efeitos na economia. Agora que se reduz, porque é que não vai haver grandes efeitos na economia? Não há coerência nem honestidade nessas afirmações», afirmou Teixeira dos Santos.

Teixeira dos Santos referiu também que «os mecanismos de fiscalização têm responsabilidade acrescida» em assegurar que a descida do IVA repercute nos preços dos produtos. «Apelo aos próprios cidadãos, aos consumidores, para que exerçam também a sua fiscalização no sentido de que a legislação seja cumprida», disse, citado pela agência noticiosa.

No entanto, o ministro sublinhou que «os comerciantes têm que ter consciência de que a descida lhes deu um espaço de manobra nos preços porque, ao repercutir nos preços a redução do IVA, isso dá-lhes uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes».

Para Teixeira dos Santos «há motivo uma retoma da actividade económica».

«O Governo mostrou que pode confiar-se na condução da política económica. Pediu-se um esforço aos portugueses para atingir um objectivo, isso foi conseguido, o que é assinalável, o que permitiu a redução do IVA. Temos que ganhar mais terreno para que sejam possíveis novas medidas», afirmou Teixeira dos Santos.

HB
Continue a ler esta notícia

Relacionados