Vontade nacional para enfrentar problemas é «problema crucial» - TVI

Vontade nacional para enfrentar problemas é «problema crucial»

Jaime Gama (LUSA)

Diz Jaime Gama

O ex-presidente da Assembleia da República Jaime Gama considerou esta sexta-feira a vontade nacional para enfrentar as dificuldades como «um problema crucial», ironizando que navegar com o mar calmo é fácil.

«Há um problema crucial que é o problema da vontade nacional, vontade nacional harmonizável com a vontade europeia, mas vontade para enfrentar as dificuldades", disse Jaime Gama, na conferência internacional «Portugal na Balança da Europa e do Mundo», organizada pela Presidência da República, no âmbito dos «Roteiros para o Futuro».

Sublinhando que navegar numa rota marítima com o mar calmo e tranquilo é fácil, Jaime Gama ironizou que «errou a sua carreira de oficial de marinha ou de comandante de navio quem julgou que nunca iria enfrentar o mar bravo ou uma tempestade».

«É isso o que mostra a tempera de traçar as orientações, as soluções, as estratégias», enfatizou.

Numa breve intervenção, o antigo ministro socialista defendeu ainda a necessidade de não reduzir o debate europeu ao debate em Bruxelas, porque o debate com as capitais europeias «para propiciar a emergência de novas soluções ou a acomodação de certas orientações é absolutamente essencial».

«Esse debate deve ser sempre mantido e avivado e não apenas dos interlocutores oficiais, mas também por exemplo através das universidades», acrescentou, considerando que a atual crise é também muito exigente em relação às universidades e aos centros de pesquisa, pois são «a inteligência do país e não se podem demitir de ter proposta e de dar contributos científicos e qualificados».
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos