Madeira: CDS quer disputar segundo nas eleições regionais - TVI

Madeira: CDS quer disputar segundo nas eleições regionais

Nuno Magalhães

Partido inicia esta segunda-feira no Funchal as suas jornadas parlamentares

O CDS-PP inicia esta segunda-feira na Madeira as suas jornadas parlamentares em plena pré-campanha para as eleições regionais, com o líder da bancada a defender que o partido está em condições de disputar com o PS o segundo lugar.

«O CDS vai crescer muito na Madeira porque tem um partido organizado, um líder regional que tem feito um excelente trabalho. Temos indicações, pelo contacto com as populações, pelo sentimento que existe, de que o CDS está a disputar o segundo lugar nas eleições com o PS», afirmou Nuno Magalhães, em declarações à Agência Lusa.

O CDS-PP elegeu 2 deputados nas anteriores eleições na Madeira, em 2007, ficando em quarto lugar. O PSD elegeu 33 deputados, o PS 7, a CDU 2, o BE 1, o MPT 1 e o PND 1 deputado.

Nas jornadas parlamentares, que decorrem segunda e terça-feira no Funchal, o CDS-PP procurará mostrar «o empenho e o esforço do partido em relação às eleições regionais» nas quais «terá necessariamente que se falar da dívida» da Madeira.

«O CDS não deixa de anotar e de estranhar quando vê o recém-eleito secretário-geral do PS a vir à Madeira e criticar a dívida da Madeira, esquecendo os seus anos de governo do PS e da dívida que deixou no continente, ao mesmo tempo que anotamos quando o doutor Jardim fala na dívida do continente, esquecendo a dívida que tem na Madeira», criticou.

Recusando que o facto de o CDS-PP ser oposição na região prejudique as relações com o PSD, parceiro da coligação governativa, Nuno Magalhães frisou que «no acordo de coligação não constam as eleições nas regiões autónomas» de 9 de Outubro.

Com um modelo que inclui painéis de debate e visitas institucionais, as jornadas serão dedicadas aos temas do crescimento económico e da «necessidade de ética social na austeridade».

Nuno Magalhães fará o discurso de abertura das jornadas, seguindo-se um painel sobre o sector do Turismo, onde estarão a secretária de Estado do Turismo e dirigente centrista, Cecília Meireles, e o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque.

À tarde, decorre o segundo painel temático, dedicado à «Ética Social na Austeridade», com intervenções do democrata-cristão e ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, e do presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, padre Lino Maia.

O presidente do CDS-PP encerrará as jornadas na terça-feira ao início da tarde, após um painel de debate dedicado ao «crescimento económico» com o presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, como orador.
Continue a ler esta notícia