Vitorino critica «precedente grave» de Cavaco - TVI

Vitorino critica «precedente grave» de Cavaco

Cavaco Silva recebe Alberto João Jardim [Arquivo/Lusa]

Cedeu a «caprichos de Jardim», diz. Alegre fala em «transigência inesperada»

Relacionados
O socialista António Vitorino considerou, esta segunda-feira, na RTP, que o facto de Cavaco Silva ter aceite ir à Madeira sem ser recebido numa sessão solene na Assembleia Legislativa representa uma cedência aos «caprichos» de Alberto João Jardim e um «precedente grave que nunca se verificou nem na Madeira nem nos Açores».

Já Manuel Alegre classificou a ausência deste acto oficial como uma «transigência inesperada» de Cavaco, que o socialista diz não compreender.



António Vitorino acrescentou ainda que o «Presidente da República tem sido, ao longo deste mandato, extremamente cuidadoso nas questões institucionais», daí que seja «difícil compreender que, pela primeira vez, abra uma excepção e aceite de bom grado que não haja uma sessão de contacto com o órgão do governo próprio da região».

«É de alguma forma tornear um problema político cedendo, de maneira injustificável, a um capricho de Alberto João Jardim», sublinhou o ex-comissário europeu.

Recorde-se que o chefe de Estado não foi convidado para uma secção solene na Assembleia da Madeira. Jardim justificou a decisão dizendo que era preferível que o Presidente da República não conhecesse «aquele bando de loucos», referindo-se aos deputados da oposição.

Declarações de Jardim ofendem Estado de direito



Manuel Alegre considera não fazer qualquer sentido uma deslocação de Cavaco Silva à Madeira, sem que seja recebido pela Assembleia Legislativa.

Num editorial publicado na página de Internet do socialista, e assinado pelo próprio, Manuel Alegre classifica ainda de «transigência inesperada» com afirmações do Presidente do Governo Regional que ofendem a Assembleia Legislativa, o Presidente da República e o Estado de Direito Democrático.

Entretanto, ouvido pela TSF, Manuel Alegre voltou a manifestar «surpresa» pela «transigência» de Cavaco Silva.
Continue a ler esta notícia

Relacionados