CDU: Portugueses têm oportunidade de «dar pancadão» no Governo - TVI

CDU: Portugueses têm oportunidade de «dar pancadão» no Governo

Jerónimo de Sousa (Lusa)

Jerónimo de Sousa afirma que as eleições europeias são oportunidade para mostrar ao membros do Governo que devem ser «demitidos»

Relacionados
O secretário-geral do PCP apelou ao voto na CDU nas eleições europeias, afirmando que no próximo domingo os eleitores terão uma oportunidade para «dar um pancadão» no Governo da maioria PSD/CDS-PP.

«Pensamos que estas eleições são um momento importantíssimo para dar um pancadão neste Governo e nesta política para que, com o reforço da CDU, no dia 25 de maio, possamos dizer a este Governo: "vocês já não correspondem ao sentimento da maioria do nosso povo, devem ser demitidos"», disse o secretário-geral comunista, num comício, dos mais concorridos até agora, com mais de 600 pessoas, na Sociedade Euterpe Alhandrense.

O líder comunista disse compreender aqueles «que votaram no PSD e no CDS» - «muita gente foi enganada, tendo em conta que o PS, na altura, estava mal visto como o diabo, com a desgraça de governação do Sócrates e aparecia ali uma direita responsável, que negava que ia fazer mal aos trabalhadores, reformados e pensionistas, mas aqui está a verdade», apontou.

«O PS incomoda-se, fica com pele de galinha, quando nós criticamos - dizem, "lá está o PCP". Mentira ou verdade, que o PS tem lá a assinatura? Num documento que é preciso e conciso em relação àquilo que descrevemos: está lá o aumento de impostos, o corte nos salários, nas pensões e reformas, o ataque aos serviços públicos», lembrou, referindo-se ao memorando de entendimento com a troika.

Jerónimo de Sousa incitou também a plateia a lembrar aos «novos eleitores, que estão inclinados para votar CDU», o facto de «o símbolo da coligação» não ser «apenas a foice e o martelo, porque há aí uns símbolos pelo meio do boletim de voto que tentam meter a foice em seara alheia, levar as pessoas ao engano, até porque a CDU é dos últimos no boletim de voto».

«Uma tarefa que todos nós temos é dizer que o voto na CDU é na foice e no martelo e no girassol», salientou, acrescentando que, quando os membros da força que congrega comunistas, ecologistas e Intervenção Democrática diz que «é preciso aplicar um pancadão eleitoral - e não de outra forma - é porque seria profundamente contraditório que as vítimas votassem no carrasco».

O eurodeputado recandidato pela CDU sublinhou a «campanha feita da alegria» de ver que são cada vez mais os que se juntam e «dão a sua confiança».

«É assim que estamos a construir uma grande campanha. É assim que construiremos, domingo, um grande, grande, resultado na CDU», desejou João Ferreira.

Sobre o Tratado Orçamental e a corresponsabilidade do PS no mesmo, o também vereador da Câmara Municipal de Lisboa disse que «não há leituras inteligentes possíveis que alterem o seu conteúdo».

«Não queiram vir fazer dos portugueses estúpidos sobre o que verdadeiramente está neste tratado e os condicionamentos que representa para um projeto de desenvolvimento, livre e soberano, do nosso país», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE