Jerónimo afasta resultados das autárquicas do debate orçamental - TVI

Jerónimo afasta resultados das autárquicas do debate orçamental

  • Atualizada às 16:30
  • 3 out 2017, 16:04
Jerónimo de Sousa no Palácio de Belém

Após audição com Presidente da República, secretário-geral do PCP disse ser "um bocado ousado confundir eleições autárquicas com outras eleições". Os Verdes têm igual posição

O secretário-geral comunista reiterou esta terça-feira a continuação da reposição de direitos e rendimentos, juntamente com o Governo do PS nas negociações do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), sem olhar às perdas autárquicas sofridas nas eleições de domingo.

Por nós falamos, para quem nos conhece, é claro que o PCP nunca determina a sua orientação, intervenção e propostas por qualquer resultado eleitoral. Estamos em fase de exame comum do OE2018. Não há mais nem menos que isso", afirmou Jerónimo de Sousa.

O líder do PCP falava aos jornalistas após uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sala das bicas do Palácio de Belém, em Lisboa.

A relação de forças, politicamente, mantém-se na Assembleia da República. Nada aconteceu. É um bocado ousado confundir eleições autárquicas com outras eleições", argumentou o secretário-geral comunista sobre algum enfraquecimento da posição negocial.

A Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas, ecologistas e independentes, obteve o pior resultado de sempre em eleições autárquicas, baixando de 34 para 24 presidências de municípios, numa percentagem total de 9,5% dos votos. Já o PS garantiu o melhor resultado desde 1976, conquistando sozinho 159 das 308 câmaras.

Vamos procurar manter esta linha de afirmação, proposta, construção, sempre com o objetivo de pensar nos trabalhadores e no povo português", disse ainda Jerónimo de Sousa, acrescentando que o próprio executivo socialista reconhece que a evolução económica positiva é resultante da reposição de rendimentos e direitos.

"Verdes de boa-fé"

O dirigente do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV), José Luís Ferreira, declarou também que o recuo da CDU nas autárquicas não afetará o pacto com o PS para a viabilização do Governo socialista.

Os Verdes estão neste processo de boa-fé e com sentido de responsabilidade. Temos como base de trabalho a posição conjunta e essa é que é a linha vermelha, a nossa constituição entre partes, porque, tal como os romanos, achamos que os pactos são para serem cumpridos. Desde que a posição conjunta esteja a ser respeitada, Os Verdes continuarão neste quadro parlamentar e fazendo parte desta solução governativa", disse.

O deputado ecologista falava aos jornalistas após audiência com o Presidente da República, na sala das bicas do Palácio de Belém.

O facto de não ter havido um reforço da CDU nestas eleições não vai perturbar em nada o processo negocial do Orçamento do Estado [para 2018]. Vamos estar com a mesma determinação, empenho e força que estávamos antes do processo eleitoral", garantiu.

Continue a ler esta notícia