Jerónimo culpa memorando com a troika pela descida do rating - TVI

Jerónimo culpa memorando com a troika pela descida do rating

Jerónimo

«O problema não são as agências», diz secretário-geral do PCP

Relacionados
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, reafirmou, este sábado, em Lamego que as agências de rating não são o problema de Portugal, mas sim a aplicação do memorando da troika que o líder comunista apelida de «pacto de agressão».

Minimizando a descida efectuada pela agência de notação Standard & Poors de Portugal em dois níveis, de BBB- para BB, considerado «lixo», o secretário-geral do PCP recordou que «desde a primeira hora» defende que o cumprimento das «imposições» da troika são «o caminho para o desastre».

«O problema não são as agências. Com a aplicação do pacto de agressão, sempre afirmámos que este era o caminho para o desastre, com mais desemprego, mais dificuldades para o nosso país. Essas agências apenas confirmam o que vai sendo dito que não estamos hoje pior para ficar melhor mais à frente (¿) com a aplicação do pacto de agressão e das medidas que comporta, estamos pior agora para ficar ainda pior no futuro», apontou.

Jerónimo de Sousa apontou como alternativa o país «confiar nas suas potencialidades, no seu aparelho produtivo, na valorização dos salários e das pensões». «Não nos podemos conformar com a ideia de que não há alternativa ao caminho para o desastre», frisou.

«De agência em agência, de rating em rating, de análise em análise (¿) de estudos em estudos, nomeadamente em relação ao desemprego, tudo indica que esta descida é mais um elemento que confirma o que o PCP diz desde a primeira hora: O memorando da troika não resolve problema nenhum do país e significa um retrocesso», disse.

A Standard & Poor's anunciou na sexta-feira o corte do rating da maioria dos países da Zona Euro, entre os quais a França, que deixou de ter nota máxima, e Portugal, Espanha e Itália, que baixaram dois níveis.
Continue a ler esta notícia

Relacionados