Jerónimo evoca Fidel Castro e é aplaudido de pé no congresso do PCP - TVI

Jerónimo evoca Fidel Castro e é aplaudido de pé no congresso do PCP

Secretário-geral do PCP referiu-se "ao momento de tristeza para os comunistas, revolucionários e progressistas de todo o mundo" que constituiu a recente morte do líder cubano

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, levantou esta sexta-feira os delegados ao XX Congresso do seu partido, em Almada, ao evocar o percurso político e "revolucionário" do antigo líder cubano Fidel Castro, que morreu na passada sexta-feira.

Logo na parte inicial do discurso de abertura do XX Congresso do PCP, Jerónimo de Sousa referiu-se "ao momento de tristeza para os comunistas, revolucionários e progressistas de todo o mundo" que constituiu a recente morte de Fidel Castro.

O PCP presta e reafirma a homenagem à sua excecional figura de patriota e revolucionário comunista, evocando a vida inteiramente consagrada aos ideais da liberdade, da paz e do socialismo", disse.

Em reação a estas palavras de Jerónimo de Sousa, os delegados comunistas levantaram-se para aplaudir e gritaram: "Cuba vencerá".

Jerónimo de Sousa considerou depois que a melhor forma de "honrar a memória de Fidel Castro é prosseguir a luta pelos ideais e projeto por que se bate até ao fim da vida".

"É fortalecer a solidariedade com Cuba e a revolução socialista, exigindo o incondicional respeito pela soberania da ilha da liberdade, o fim imediato do criminoso bloqueio norte-americano e a restrição ao povo cubano", declarou o secretário-geral do PCP.

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa referiu-se também ao centenário do nascimento do líder histórico do PCP, Álvaro Cunhal.

No XIX Congresso assumimos o compromisso de comemorar o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e realizar a justa homenagem a essa figura central do século XX, referência incontornável para todos os que abraçam a luta libertadora contra todas as formas de exploração e opressão do homem e dos povos", observou o atual líder dos comunistas.

De acordo com Jerónimo de Sousa, o PCP soube "honrar a memória" de Álvaro Cunhal com o programa de comemorações definido e desenvolvido.

"Mas, acima de tudo, trouxemos à atualidade o seu pensamento, a sua obra teórica, a sua ação política, toda a sua vida de combate pela liberdade, a democracia e o socialismo, o seu exemplo de revolucionário patriota e internacionalista no seu partido de sempre - o PCP", acrescentou.

XX reunião começou com a Internacional e aplausos em Almada

O XX Congresso do PCP começou às 10:35, poucos minutos depois da hora marcada, no Complexo Municipal dos Desportos de Almada, com os delegados a cantar a Internacional de pé, seguindo a tradição nos conclaves comunistas.

Depois de ouvirem a Internacional, de pé e a maioria de punho erguido, os delegados presentes gritaram PCP/PCP e aplaudiram a abertura do XX Congresso, anunciada por Jaime Toga, da Comissão Política do PCP.

Em seguida, os delegados passaram à aprovação por braço no ar, por unanimidade, da composição da mesa da presidência e da ordem de trabalhos, que inclui a discussão da Proposta de Resolução Política e a eleição do Comité Central.

"PCP - Com os trabalhadores e o povo, Democracia e Socialismo" é o lema do XX Congresso dos comunistas, expresso no painel vermelho, verde e branco, que enquadra as bancadas e mesas da presidência, "vestidas" também na cor vermelha.

Os outros "slogans" presentes na sala do Congresso são "Basta de submissão à União Europeia e ao Euro" e "Emprego, Direitos, Produção e Soberania" e "Os valores de Abril no futuro de Portugal".

No recinto exterior do Congresso foi instalada uma banca das Edições Avante!, outra da Juventude Comunista Portuguesa e uma terceira, nas quais os militantes podiam comprar desde crachás do PCP, ao Programa e Estatutos, e discos com os hinos comunistas, para além do quiosque do café.

No pavilhão, um ecrã gigante no topo das bancadas, onde ondula uma bandeira comunista, e dois mais pequenos de cada lado completam o cenário do palco onde vão suceder-se as intervenções durante os três dias do conclave.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE