Jerónimo garante que suporte ao Governo não limita PCP - TVI

Jerónimo garante que suporte ao Governo não limita PCP

Para o secretário-geral comunista, a posição conjunta com o PS tem um "alcance limitado": mantém-se firme, mas não limita o PCP a apresentar propostas como a do aumento dos dias de férias

Em Braga, de visita ao Presépio vivo de Priscos, Jerónimo de Sousa esclareceu que a alteração nos dias de férias, que o PCP reclama e se prepara para levar à votação na Assembleia da Republica, "de facto", não faz parte da posição conjunta acordada com o PS.
Ainda assim, para o líder comunista estas divergências entre PCP, PS e Governo "não abalam" o acordo alcançado com os socialistas que permitiu a atual solução governativa.

É importante sublinhar que o entendimento expresso na posição conjunta PS/PCP tem um alcance limitado. É ele que define o grau de convergência, essa posição conjunta. O PCP tem toda a liberdade e capacidade de iniciativa de propostas", afirmou Jerónimo de Sousa.

De qualquer forma, o facto de ambos os partidos terem posições divergentes "não abala" o acordo entre eles.

Já várias vezes temos divergido do PS e do Governo do PS. Posso dizer que, no caso do Banif, um caso de maior envergadura, e em coerência com o seu posicionamento, o PCP votou contra. Às vezes esquece-se que o nosso primeiro e principal compromisso é com os trabalhadores e com o povo e não com o PS", lembrou o líder comunista.

Jerónimo "não espera pelos Reis Magos"

Abordando a situação política, económica e social do país e o que se antevê para o próximo ano, de visita ao presépio de Priscos, o líder comunista afirmou que que "não espera os reis Magos".

Para Jerónimo de Sousa, em 2017, é preciso "aprofundar e continuar a desenvolver" a "janela de esperança" que o país abriu.

Não espero pelos Reis Magos. O que confio é que este caminho de avanços, mesmo limitados, dessa tal janela de esperança que abriu não se perca, há que aprofundar continuar a desenvolver", referiu o secretário-geral do PCP.

 

Continue a ler esta notícia