Jerónimo não fecha portas a acordo com o PS - TVI

Jerónimo não fecha portas a acordo com o PS

  • tvi24
  • Manuela Micael
  • 24 set 2009, 13:02
Jerónimo de Sousa

Mas, para já não houve qualquer contacto «formal ou informal e o PS teria de mudar de política

Relacionados
Jerónimo de Sousa não fecha portas a um entendimento pós eleitoral com o PS. O candidato da CDU às eleições legislativas disse, esta quinta-feira, depois de uma arruada na Baixa da Banheira, que «não há governo de esquerda sem a CDU», mas assegurou que não houve ainda qualquer contacto, «formal ou informal», no sentido de um acordo e que nem está «à espera» que isso aconteça.

Sem fechar a porta ao tal entendimento, Jerónimo garante que tal só seria possível com um esclarecimento prévio. «Se nos contactassem, no sentido da questão do poder, o PCP colocaria imediatamente uma questão prévia: "sim, mas que políticas vão promover, que propostas políticas têm para o país e para os portugueses". Era com base nessas declarações programáticas que agiríamos em conformidade. Não colocaríamos o carro á frente dos bois», garantiu.

«O PCP sempre esteve aberto a qualquer discussão. O problema não é aceitar ou não aceitar dialogar. O problema é discutir em torno de quê e procurar convergência em torno de quê», acrescentou.

Em declarações aos jornalistas, depois de uma arruada que reuniu dezenas de pessoas, Jerónimo de Sousa deixou uma questão sobre o primeiro-ministro: «O que faltou a Sócrates?». Uma vez que houve uma maioria absoluta e uma convivência saudável com a Presidência da República.

Jerónimo de Sousa não quer ainda fazer um balanço da campanha eleitoral, até porque ela ainda não terminou. Contudo, sublinhou a «mobilização» dos militantes que se lhe têm juntado nas diversas iniciativas e garantiu aos jornalistas que, esta quinta-feira à noite, no comício do Campo Pequeno, será a «prova dos nove» de que a coligação está a crescer.
Continue a ler esta notícia

Relacionados