Jerónimo promete que a CDU apoia todos - TVI

Jerónimo promete que a CDU apoia todos

  • tvi24
  • Manuela Micael
  • 24 set 2009, 02:21
Jerónimo de Sousa

No comício de Alpiarça, o líder do PCP disse que não é preciso ser da CDU para ser ajudado e deu como exemplo alguns agricultores que «até se benziam» ao ouvir falar dos comunistas

Jerónimo de Sousa insistiu, esta quarta-feira à noite, em Alpiarça, numa ideia de que tem falado ao longo da campanha. O líder do PCP e candidato da CDU às legislativas prometeu que a CDU apoiará todos, independente de pertencerem ou não a um dos partidos da coligação. E deu exemplos passados para provar que também vai ser assim, daqui para a frente.

«Estivemos sempre lá. Ao lado de todos os agricultores. E a maioria dos agricultores, quando ouvia falar dos comunistas até se benzia», ironizou.

Jerónimo de Sousa voltou a responsabilizar José Sócrates pela situação do país e acusou-o de «bater nos mais fracos». «Não é coragem bater nos mais fracos, não é coragem tirar aos que menos têm e aos menos podem», disse, acrescentando que coragem «seria ir buscar [dinheiro] onde há, a essas fortunas, a esses lucros, para procurar colocá-lo ao serviço do país e da justiça social».

Perante uma plateia que assobiava e vaiava sempre que era pronunciado o nome de Sócrates, Jerónimo de Sousa acusou o actual primeiro-ministro de sacudir as responsabilidades, como quem «sacode um bicho» do ombro. «Quem o ouve agora até parece que é uma donzela purificada. (¿) que não tem nada a ver com esta história do desemprego, da pobreza, das baixas reformas, dos baixos salários, do código do trabalho, do ataque ao serviço nacional de saúde, do ataque ao sistema da Segurança Social», exemplificou.

No comício de Alpiarça, Jerónimo contou histórias de antigos deputados da CDU, que sempre se mostraram na Assembleia, como eram no dia-a-dia: «humildes». Lembrou assim Abalada e Álvaro Brasileiro, arrancando aplausos dos apoiantes.

Jerónimo de Sousa elogiou o trabalho de António Filipe (como já o tinha feito no jantar-convívio em Santarém), o único deputado da CDU no distrito. Apelou ao voto na CDU, nos próximos dois combates políticos: já no domingo, para eleger mais um deputado pelo distrito de Santarém, e no dia 11 de Outubro, para reconquistar a Câmara de Alpiarça.

O candidato da CDU passou o dia no distrito de Santarém. À hora de almoço, esteve no Couço, uma freguesia do concelho de Coruche, comunista desde o 25 de Abril. Reuniu-se à tarde com o Comando Distrital da PSP de Santarém e à noite jantou com apoiantes, junto à praça de Touros da cidade. O dia terminou com o comício de Alpiarça.

Esta quinta-feira, o líder do PCP tem um dos pontos mais importantes da campanha. O comício do Campo Pequeno, em Lisboa, é encarado como uma prova de fogo da campanha da CDU.
Continue a ler esta notícia