Passos está a enganar portugueses porque «corda já partiu para muitos» - TVI

Passos está a enganar portugueses porque «corda já partiu para muitos»

Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa acusa primeiro-ministro de não ter «ideia da realidade»

Relacionados
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou, este sábado, o primeiro-ministro de estar a enganar os portugueses e de não ter «ideia da realidade».

«É um discurso enganoso, porque a corda já rompeu para muitos portugueses e muitos desempregados, para muitos jovens e muitos reformados e pensionistas, muitos pequenos e médios empresários», afirmou o líder comunista.

Jerónimo falava aos jornalistas na Rua do Arsenal, em Lisboa, durante a manifestação convocada pela CGTP em todas as capitais de distrito do país, depois de questionado sobre o discurso de Passos Coelho na sexta-feira à noite.

Num debate do PSD/Porto, Passos afirmou que ¿os portugueses devem estar confiantes de que o Governo não exigirá mais do que aquilo que é necessário para que se cumpram os objetivos, sem que a corda, que está esticada, possa vir a partir¿.

«Esta política de brutal austeridade leva aos números que são conhecidos no desemprego, ao número de falências de empresas e à situação dramática de reformados e pensionistas, o que é que é preciso mais para que o senhor primeiro-ministro veja que a corda já partiu?», questionou.

O secretário-geral comunista disse não compreender as palavras do chefe do Governo: «O que é isso de partir a corda? Partir a corda tem a ver com a vida das pessoas e muitas pessoas hoje não têm futuro e não têm vida, 40% da juventude desempregada? Que corda é essa?»

Na opinião do líder do PCP, Pedro Passos Coelho «não tem ideia da realidade que o país vive», onde «muitos foram atirados para o empobrecimento, muitos que não sabem o que hão de fazer à sua vida, tendo em conta esta eternização da austeridade».

«A corda só não parte na convicção de que é possível uma política diferente, um rumo diferente e não esta eternização da austeridade já ensejada com o corte de quatro mil milhões de euros no futuro próximo», assegurou.

Jerónimo de Sousa considerou ainda que a manifestação de hoje da CGTP, que reuniu vários milhares de pessoas em Lisboa, é «uma boa demonstração» para a troika, que está prestes a aterrar novamente em Portugal, de que «os trabalhadores e o povo português não estão dispostos a aceitar esta política de caminho para o desastre».

«A cada estatística, cada balanço, cada relatório, cada debate quinzenal, estamos sempre pior do que estávamos», observou.

O líder do PCP vincou ainda que o seu partido lutará contra as políticas do Governo «de todas as formas que a Constituição permite».
Continue a ler esta notícia

Relacionados