PCP diz que Sócrates falhou objectivos que lhe deram mais votos - TVI

PCP diz que Sócrates falhou objectivos que lhe deram mais votos

Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa apontou que PM e Ferreira Leite «estão animados numa concertação estratégica»

Relacionados
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse este domingo em Resende que o Governo do «birrento» José Sócrates «falhou particularmente nos objectivos que o fez ganhar tantos votos», como o combate ao desemprego, noticia a Lusa.

«Fazemos uma crítica muito forte a Sócrates, não porque ele tenha mau feitio ou porque às vezes age como um birrento, mas por causa da sua política, que atinge quem menos tem e menos pode», afirmou o secretário-geral comunista.

Com o Governo PS de maioria absoluta, o país «está mais injusto, mais endividado e mais dependente do exterior», afirmou o dirigente.

Jerónimo de Sousa deteve-se particularmente sobre o crescendo do desemprego, que, disse, «só não é mais dramático porque milhares de portugueses voltaram a agarrar na mala para voltar a partir para o estrangeiro procurando o que a sua pátria lhes nega».

Contradição por explicar

Aludiu à precariedade dos postos de trabalho - que disse afectar um milhão de portugueses -, às reformas e aos salários de baixo valor, que «não podem ser desinseridos do aumento do custo de vida».

«Não é por acaso que uma estatística diz que um terço dos 20 por cento de pobres ou pessoas em risco de o ser, são trabalhadores», sublinhou a propósito.

O líder do PCP recusou o argumento da crise e referiu que «há uma contradição que o Governo PS tem de explicar ao povo», pois «exige tantos sacrifícios à maioria, quando uma nata de senhores continua a viver à grande e a francesa e à acumular lucros».

«Concertação estratégica»

Ainda segundo Jerónimo Sousa, José Sócrates e a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, «estão animados numa concertação estratégica», com o PS «a fazer o trabalho sujo que direita gostaria de fazer».

Jerónimo de Sousa falava no Parque Fluvial de Porto Rei, Resende, distrito de Viseu, no final de um convívio promovido pelas mulheres da CDU do Porto, onde centenas de militares simpatizantes do PCP se dividiram entre merendeiros e um mergulho no Rio Douro.

«País aleijado»

A circunstância de falar no interior do país levou-o também a criticar as assimetrias regionais.

«Temos um país aleijado, concentrado no litoral e abandonado no interior», afirmou.

O convívio comunista das mulheres CDU do Porto decorre há 19 anos consecutivos e é, segundo Belmiro Magalhães, do PCP/Porto, uma «referência obrigatória» no calendário de actividades do partido na região.

HB
Continue a ler esta notícia

Relacionados