Portugal quer «derrotar a chaga» do Estado Islâmico - TVI

Portugal quer «derrotar a chaga» do Estado Islâmico

ESTADO ISLÂMICO (REUTERS)

Governo garante que Portugal participa na coligação internacional contra os jihadistas

Relacionados
O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, assegurou esta segunda-feira que Portugal vai participar na coligação internacional contra o Estado Islâmico.

«O combate ao terrorismo jihadista islâmico é uma responsabilidade do mundo civilizado ocidental», afirmou Aguiar Branco aos jornalistas, no Porto, à margem de uma cerimónia de apresentação do balanço da época balnear.

Segundo o ministro, «a seu momento se verá» de que forma Portugal participará, tendo em conta que a colaboração pode acontecer de várias formas, designadamente através «de treino, de inteligência, de formação» ou humanitária.

«A tendência é para nós querermos derrotar esta chaga, que é uma chaga muito preocupante», frisou o ministro.

Aguiar Branco lembrou que a reunião da NATO que decorreu no início do mês em Newport, Reino Unido, «atentou esta realidade como uma das ameaças prioritárias que é preciso fazer face», como cita a Lusa.

Aguiar-Branco confirma a posição avançada na ONU pelo colega de Governo, Rui Machete, que defendeu nas Nações Unidas que «o combate ao extremismo de grupos como o Estado Islâmico deve ser feito com a cooperação dos países islâmicos e dos respetivos líderes religiosos».

Veja a entrevista que o Ministro dos Negócios Estrangeiros deu à TVI24 em Nova Iorque, com a colaboração da Rádio ONU.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE