Galamba acredita ser "o homem certo" para a pasta da Energia - TVI

Galamba acredita ser "o homem certo" para a pasta da Energia

  • EC
  • 23 out 2018, 23:39

Socialista não responde às críticas à nomeação para secretário de Estado. João Galamba prefere mostrar "trabalho"

O novo secretário de Estado da Energia, João Galamba, disse hoje esperar ser "o homem certo" para tutelar a pasta governamental do setor, escusando-se a responder às críticas à sua nomeação.

"Sou o homem que neste momento está na Energia e espero que seja o homem certo", disse João Galamba aos jornalistas, em Serpa, no distrito de Beja, depois de ter sido questionado sobre se é o homem certo para ser secretário de Estado da Energia.

Instado pelos jornalistas a reagir às críticas à sua nomeação como secretário de Estado da Energia, no âmbito da recente remodelação do Governo, João Galamba respondeu: "Não tenho de responder às críticas, tenho de fazer o meu trabalho e isso será a resposta a toda e qualquer crítica".

Questionado sobre as principais medidas da proposta de Orçamento do Estado para 2019 no setor da energia, João Galamba disse "há medidas que são já conhecidas", como a "de redução do défice tarifário, portanto, de redução do preço da eletricidade", que "é uma das medidas importantes deste Orçamento".

João Galamba falava à margem da última de uma série de sessões que o Governo, liderado pelo socialista António Costa, promoveu entre a passada sexta-feira e hoje para apresentar a proposta de Orçamento do Estado para 2019 a militantes do PS.

Tratou-se das primeiras declarações de João Galamba aos jornalistas após ter tomado posse, na passada quarta-feira, como secretário de Estado da Energia.

 

OE2019 continua "recuperação de direitos e rendimentos"

O secretário de Estado da Energia disse que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 tem a "marca fundamental" da atual legislatura, que é a recuperação de direitos e rendimentos dos portugueses.

É mais um Orçamento do Estado com a marca fundamental desta legislatura, que é a recuperação de direitos e rendimentos, dar de novo uma imagem de otimismo a todos os portugueses de que o futuro pode ser, de facto, melhor do que aquele que muita gente garantia que era a nossa única alternativa", afirmou João Galamba.

"O PS deve ter orgulho naquilo que o OE para 2019 mais uma vez aprofunda e consolida, que é o aumento generalizado do rendimento dos portugueses", declarou.

Segundo João Galamba, 2019 "será mais um ano de aumento dos rendimentos dos portugueses", seja por medidas decididas no OE para este ano e que "têm o seu pleno efeito desdobrado em dois anos" (2018 e 2019), seja por medidas específicas do OE para 2019.

Entre as medidas que permitirão aumentar os rendimentos dos portugueses, João Galamba destacou a continuidade do descongelamento das carreiras e do desdobramento dos escalões de IRS e "mais um aumento extraordinário das pensões mais baixas", pelo "terceiro ano consecutivo", para "garantir que nenhuma pensão tem um aumento inferior a dez euros".

De acordo com João Galamba, "os portugueses hoje vivem melhor e têm um horizonte de melhoria contínua e sustentável das suas condições de vida e isso deve-se ao PS" e, "certamente", aos seus "parceiros", ou seja, PCP, PEV e BE, "sem os quais" o Governo minoritário do PS "não teria aprovado nenhum" dos orçamentos do Estado da atual legislatura e "as medidas que neles constam".

João Galamba defendeu a "ideia de que é possível viver bem ou viver melhor em Portugal” a par do desenvolvimento económico e social “sem sacrificar as pessoas".

Para o governante, os rendimentos e os direitos das pessoas "não são entraves ao desenvolvimento económico" de Portugal, "mas antes elementos centrais e dos quais seguramente o PS não abdica" para "qualquer ideia de crescimento e de desenvolvimento futuro".

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE