Este é um Orçamento «faz de conta», diz Bloco - TVI

Este é um Orçamento «faz de conta», diz Bloco

João Semedo

João Semedo diz que só servirá para aumentar a austeridade

O coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo classificou o orçamento retificativo como de «faz de conta», que prolongará a austeridade, prejudica os trabalhadores da função pública e incide de «forma desumana» sobre pensionistas, doentes e desempregados.

«O Governo está seguramente a pensar que este é um orçamento que nos conduz a um segundo resgate ou então à antecipação de mais cortes. Sobretudo sobre os pensionistas e reformados em que PSD e CDS se estão a entender», disse João Semedo aos jornalistas em Portimão, onde participou na apresentação do candidato do BE a esta autarquia do Algarve.

Para João Semedo, «este orçamento retificativo é a fingir, um orçamento de faz de conta, porque, quer do ponto de vista das receitas, quer das despesas, este orçamento já está ultrapassado e não será executado».

Na opinião do coordenador do BE, a alternativa para o Governo evitar a derrapagem de execução orçamental e o défice das contas públicas, «muito maior do que está previsto neste orçamento retificativo, só é possível fazendo duas coisas: decidir-se pelo segundo resgate, ou antecipar o que admitiu fazer em 2014 e 2015, que é a redução das pensões e das reformas e da taxa a aplicar às pensões e reformas».

Para Semedo, o orçamento retificativo entregue hoje na Assembleia da República «irá prejudicar os trabalhadores da função pública, pensionistas, doentes e desempregados».

João Semedo, acompanhado pela deputada do BE Cecília Honório, participou ao fim da tarde de hoje na apresentação da candidatura de João Vasconcelos à Câmara de Portimão nas próximas eleições autárquicas.

Os coordenadores do BE, João Semedo e Catarina Martins, participam no sábado na manifestação em Lisboa de protesto contra as medidas de austeridade e pela demissão do Governo, a partir das 16:00.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE