PCP pede demissão do Governo a Passos Coelho - TVI

PCP pede demissão do Governo a Passos Coelho

Jorge Cordeiro

Jorge Cordeiro falou no final de um encontro com o primeiro-ministro e outros ministros do Governo PSD/CDS, em São Bento

O dirigente comunista Jorge Cordeiro afirmou esta quarta-feira que o PCP defendeu na presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a demissão do Governo como contributo para a solução dos problemas do país.

«Dissemos presencialmente ao senhor primeiro-ministro que, na nossa opinião, não há saída para os problemas nacionais sem a demissão do Governo e a convocação de eleições antecipadas», declarou Jorge Cordeiro, adiantando que Pedro Passos Coelho «reconhece que há uma incompatibilidade absoluta» entre o caminho seguido pelo executivo e aquilo que defende o PCP.

O dirigente comunista falava no final de um encontro do PCP com o primeiro-ministro e outros ministros do Governo PSD/CDS, na residência oficial de São Bento, Lisboa, no qual não esteve o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e que durou mais de uma hora.

«O essencial para dar solução aos problemas do país é a demissão do Governo, a convocação de eleições antecipadas. E não quisemos, repito, deixar de lhe dizer presencialmente que era essa a nossa convicção de contribuição para a saída do problema nacional: a apresentação pelo Governo da sua demissão e a realização de eleições antecipadas», reforçou.

Segundo Jorge Cordeiro, a delegação do PCP, composta também pelos deputados António Filipe e Agostinho Lopes, foi decidida «em função da carta endereçada pelo ministro Poiares Maduro, tendo em conta em concreto os objetivos que estavam propostos».

Este encontro foi proposto pelo ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, para debater a «Estratégia para crescimento, emprego e fomento industrial» do executivo, mas o Governo dispôs-se depois a alargá-lo a outros temas.

«Consideramos que esta era a delegação adequada», disse Jorge Cordeiro.

Questionado se o plano do Governo de cortes na despesa pública a médio prazo foi também debatido nesta reunião, o dirigente comunista respondeu: «Nós viemos para discutir o denominado programa de crescimento económico, criação de emprego e fomento industrial, e foi nesse estrito limite que nos procurámos situar».

Para além do primeiro-ministro, participaram neste encontro os ministros da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, e da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

«Abismo economico»

O PCP sustentou que os dados mais recentes sobre a recessão da economia portuguesa demonstram que o Governo PSD/CDS-PP está a levar o país para o «abismo económico».

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia portuguesa registou uma queda de 3,9% no primeiro trimestre de 2013 em relação a igual período do ano passado e recuou 0,3% face ao último trimestre do ano passado.

«Cada dia, cada decisão, cada ato deste Governo destrói emprego, promove-o diretamente, como aliás se vê na Administração Pública, e cria recessão em termos absolutamente dramáticos, como hoje foram revelados», declarou o dirigente comunista Jorge Cordeiro aos jornalistas, numa reação a estes dados.

Jorge Cordeiro, que falava no final de um encontro do PCP com o Governo, na residência oficial de São Bento, em Lisboa, referiu ter assistido a uma "reafirmação do conjunto das políticas, das opções e das orientações" do executivo PSD/CDS-PP.

«Como está à vista, e ainda hoje o INE deixa claro com a apresentação da pior recessão em todos os trimestre desde junho de 2011 que são conhecidos, este é um caminho para o abismo económico, para o retrocesso económico e para a hipoteca do futuro do país como nação desenvolvida e soberana», acrescentou.
Continue a ler esta notícia