Cadeira de rodas: deputado do Bloco cai no Parlamento - TVI

Cadeira de rodas: deputado do Bloco cai no Parlamento

Jorge Falcato experimentava pela primeira vez as plataformas criadas para deficientes motores. Púlpito do plenário nunca tinha sido usado por um deficente motor

Os trabalhos da sessão plenária do Parlamento foram subitamente interrompidos por um incidente esta sexta-feira de manhã. O deputado do Bloco de Esquerda, Jorge Falcato, preparava-se para falar no púlpito quando caiu.

Jorge Falcato é deficiente motor e seria o primeiro a discursar num debate sobre "Políticas para a deficiência".

Jorge Falcato teve de ser assistido por funcionários e pelo líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, que o ergueram e voltaram a colocar na cadeira de rodas, tendo também coordenadora do partido, Catarina Martins, saído de imediato da bancada para junto do púlpito.

O púlpito nunca tinha sido usado por uma pessoa com deficiência em cadeira de rodas. A deslocação de Jorge Falcato da bancada para o púlpito processou-se através de duas plataformas colocadas no plenário da Assembleia da República para o efeito e estava a ser acompanhada com expetativa por parlamentares, funcionários e jornalistas.

Apesar da queda, o presidente da Assembleia da República em exercício no momento, Jorge Lacão, assinalou aquele momento como "do maior relevo para o parlamento".

"Com o exemplo da superação da barreira arquitetónica agora acabou de ter lugar possa servir de exemplo para as demais entidades públicas do nosso país e no domínio das entidades privadas, que todos possamos concorrer para o pleno exercício de direitos", afirmou.

"Bem haja senhor deputado Jorge Falcato, o seu exemplo, a sua determinação e obstinação são um exemplo para todos os deputados desta casa", declarou Jorge Lacão, sendo interrompido por aplausos da câmara.

Continue a ler esta notícia