Ministro da Defesa em Marrocos para reforçar cooperação - TVI

Ministro da Defesa em Marrocos para reforçar cooperação

  • AR
  • 8 mai 2017, 07:36
José Azeredo Lopes

Desafios de segurança internacional, o desenvolvimento das indústrias de Defesa e o reforço da cooperação ao nível da segurança marítima” serão os temas na agenda de Azeredo Lopes

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, está esta segunda-feira em Marrocos para uma visita oficial que tem como objetivo reforçar a cooperação bilateral, em particular na segurança marítima e indústrias do setor.

Na capital marroquina, Rabat, José Azeredo Lopes vai reunir-se com o ministro delegado junto do primeiro-ministro para a Administração dos Assuntos de Defesa, Abdellatif Loudiyi, recentemente reconduzido no cargo no novo governo de Marrocos, e com o Inspetor-Geral das Forças Armadas, general Abdalfattah Luarak.

Os desafios de segurança internacional, o desenvolvimento das indústrias de Defesa e o reforço da cooperação ao nível da segurança marítima” serão os temas na agenda das reuniões, segundo uma nota do Ministério da Defesa.

À tarde, Azeredo Lopes estará na fragata Álvares Cabral, que se encontra em Casablanca para um exercício conjunto entre a Marinha portuguesa e a Marinha Real de Marrocos, que decorrerá entre 8 e 12 de maio.

O chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Silva Ribeiro, e o subdiretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, general Henrique Macedo, acompanham o ministro da Defesa na deslocação a Marrocos.

O primeiro acordo de cooperação na área da Defesa com aquele país do norte de África foi assinado há 23 anos, em 1993. Três anos depois, em 1996, foram também assinados acordos técnicos entre os Exércitos, Forças Aéreas e Marinhas portuguesas e marroquinas.

Mais tarde, em 2003, Portugal e Marrocos assinaram uma declaração conjunta sobre “cooperação em matéria de segurança marítima” e estabeleceram um “mecanismo de alerta rápido de combate à poluição no mar”, segundo o Ministério da Defesa.

A Marinha Real de Marrocos é um importante cliente do Arsenal do Alfeite, que entregou o navio patrulha El Lahiq em 2015 depois de uma reparação profunda que constituiu o “maior projeto realizado na vertente internacional”, segundo afirmou na altura o Ministério da Defesa.

Continue a ler esta notícia