Deputado da Madeira condenado a 18 meses de prisão - TVI

Deputado da Madeira condenado a 18 meses de prisão

Protesto de José Manuel Coelho em Belém (Manuel de Almeida / LUSA)

Pena suspensa para José Manuel Coelho, do Partido Trabalhista Português, por dois crimes de difamação agravada

O deputado do PTP (Partido Trabalhista Português) na Assembleia Legislativa da Madeira José Manuel Coelho foi, esta quinta-feira, condenado a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por dois crimes de difamação agravada contra o presidente e o vice-presidente do Governo Regional.

O coletivo de juízes das Varas de Competência Mista do Funchal condenou ainda o arguido a pagar 2.500 euros ao chefe do executivo insular, Alberto João Jardim, e 5.500 euros ao seu vice-presidente, João Cunha e Silva, por danos não patrimoniais.

José Manuel Coelho já disse que vai recorrer da decisão, que considera «injusta» e «perigosa». «Já era de esperar, mas eu vou recorrer, porque eu não aceito esta sentença que considero injusta», adiantou aos jornalistas, à saída do edifício que alberga as Varas de Competência Mista do Funchal.

O deputado reconheceu ainda que esta condenação, «apesar de ser pena suspensa, é um tanto ou quanto perigosa».

«Na medida em que eu tenho outros processos pendentes em tribunal e, se for condenado, naturalmente que, a meio do período de vigência da pena suspensa, vou logo preso», declarou José Manuel Coelho, de 60 anos, que na I Sessão Legislativa da atual Legislatura viu o Parlamento regional levantar-lhe a imunidade parlamentar várias vezes para responder noutros processos judiciais.

O deputado afirmou que «o objetivo (...) do regime» é metê-lo na prisão e calá-lo. «Mas não me calarão, porque eu não vou desviar uma vírgula do meu combate», comparando a governação de Alberto João Jardim a uma ditadura.

O ex-candidato presidencial, que ficou conhecido por exibir uma bandeira nazi na Assembleia Legislativa da Madeira quando era deputado pelo Partido da Nova Democracia, classificou ainda o presidente do Governo Regional de «tiranete».
Continue a ler esta notícia