Costa faz “protesto formal” à RTP em nome de Alexandre Quintanilha - TVI

Costa faz “protesto formal” à RTP em nome de Alexandre Quintanilha

RTP

ERC "decidiu abrir um processo contra a RTP" devido a "equívoco" de José Rodrigues dos Santos

O secretário-geral do PS apresentou um "protesto formal" à direção da RTP sobre o que diz ser o "comportamento inaceitável" do jornalista José Rodrigues dos Santos em torno de uma peça envolvendo o futuro deputado socialista Alexandre Quintanilha.

António Costa, de acordo com fonte do gabinete do líder do PS, "já transmitiu à direção da RTP um protesto formal pelo comportamento inaceitável" de José Rodrigues dos Santos no Telejornal de quarta-feira, e o socialista exige "um pedido de desculpas e uma tomada de posição pública da RTP sobre o assunto".


Em causa está uma peça no Telejornal em torno dos deputados mais velhos da próxima legislatura, e onde o apresentador do espaço informativo usou uma referência no feminino para descrever Alexandre Quintanilha, que foi cabeça de lista pelo PS no Porto nas eleições legislativas e é homossexual assumido.

A direção de informação da RTP esclareceu já que se tratou de um "um erro não intencional" a referência no feminino, pelo apresentador José Rodrigues dos Santos, quando falava do deputado Alexandre Quintanilha, a quem já foram pedidas desculpas.

"No Telejornal de ontem [quarta-feira], por lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional, foi referido que o deputado mais velho eleito [Alexandre Quintanilha] para o parlamento era uma mulher", explica a direção de informação liderada por Paulo Dentinho.

"Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 68 anos. O apresentador [José Rodrigues dos Santos], quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa", esclarece.

E acrescenta ainda: "Os erros são sempre de evitar, mas como qualquer pessoa que trabalha no jornalismo, ou em qualquer outra profissão, sabe, por vezes acontecem. De qualquer modo, a reportagem esclareceu de imediato o erro ao mostrar que o deputado de 70 anos era na realidade um homem", adianta.


O diretor de informação da RTP já "falou pessoalmente com o visado, a quem apresentou as desculpas pelo facto".

O Conselho Regulador da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social anunciou já esta tarde que "decidiu abrir um processo contra a RTP" devido à notícia do Telejornal de quarta-feira sobre os novos deputados.

A ERC explica que explicado que a abertura do mesmo "deve-se a indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos".


A ILGA Portugal também emitiu um comunicado
onde considera a atitude do apresentador da RTP um "atentado à dignidade e à igualdade, e em horário nobre". A ILGA, Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero, adianta também que vai avançar com duas queixas, uma para o Provedor da RTP e outra para ERC, Entidade Reguladora para a Comunicação Social.  

 
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE