Passos fez «apelo ao voto inútil», diz Sócrates - TVI

Passos fez «apelo ao voto inútil», diz Sócrates

Líder «laranja» pediu o voto dos socialistas no PSD. Candidato José Sócrates não gostou de ouvir

Relacionados
José Sócrates não gostou de ouvir Pedro Passo Coelho a apelar ao voto de socialistas no PSD. O candidato do PS disse durante um almoço-comício numa tenda junto à estátua do Cristo Rei, em Almada, que se trata de um «apelo ao voto inútil». Aliás, foi mesmo mais longe: «Nunca ouvi um apelo tão patético». Horas depois, Passos Coelho garantia que não queria «andar à bulha com ninguém».

O candidato social-democrata apelou este domingo ao voto nos «socialistas descontentes».

«Ouvi dizer ontem o líder do PSD apelar aos simpatizantes do PS a votarem no partido dele. Já tinha ouvido muitas coisas na vida, o que não tinha ouvido era apelar ao voto inútil». José Sócrates insurgiu-se contra um voto «no centro-esquerda em Portugal» a quem apoiou o referendo à interrupção Voluntária da Gravidez, citou, referindo-se ao facto do líder social-democrata pretender «reavaliar a lei do aborto».

Sócrates enumerou uma série de diferenças entre os socialistas que defendem o Serviço Nacional de Saúde, a escola pública, e o PSD. O candidato do PS deu como exemplos a proposta de revisão constituicional social-democrata, que pretende deixar cair a parte do texto que refere que este é «tendencialmente gratuito».

Na defesa do SNS, Sócrates fez uma referência ao que se passa nos Estados Unidos, país que está a lutar por um sistema público de saúde. E teceu elogios ao líder centrista. «Até o CDS está à esquerda do PSD. Mas eu compreendo, o PSD ultrapassou pela direita o CDS, e não hesitam perante nada».

José Sócrates defendeu que «o PS é o único partido que pode mobilizar a economia» e a demonstrar também que sairá vitorioso a 5 de Junho: «Vamos ganhar estas eleições».
Continue a ler esta notícia

Relacionados