Referendo ao aborto: Sócrates está «chocado» com Passos - TVI

Referendo ao aborto: Sócrates está «chocado» com Passos

Líder social-democrata indignou vários socialistas com a sua proposta de reavaliar a lei do aborto e até promover um novo referendo. À conta desta polémica, Sócrates recebeu fortes aplausos esta manhã na Amadora quando disse não querer voltar «ao tempo do aborto clandestino no nosso país»

Relacionados
O candidato socialista mostrou-se indignado e «chocado» com a proposta de Pedro Passos Coelho, que defendeu, em entrevista à rádio Renascença, a reavaliação da lei do aborto e a eventualidade de um novo referendo. O líder do PSD considerou que a última lei do aborto aprovada pelo Parlamento pode «ter ido um pouco longe demais».

Os outros partidos, entretanto, também já tomaram posição sobre o assunto. O próprio Passos Coelho diz que nunca falou em referendo e Paulo Portas aproveitou para dizer que se impõe rever a lei. À esquerda, tanto CDU como Bloco de Esquerda criticaram.

Debaixo de chuva, na Amadora, José Sócrates defendeu que se deve fazer justiça com as mulheres: «Estou chocado com isso, o líder do PSD mostrou hoje que adapta as suas convicções à audiência. (...) Esse tipo de lideranças já tiveram o seu tempo e deram mau resultado», disse em declarações aos jornalistas. Mais à frente, no palanque, voltaria a reforçar a ideia: «Não, não queremos voltar ao tempo do aborto clandestino no nosso país», declaração que recebeu muitos aplausos por parte assistência, que não se deixou demover pelo mau tempo.

No final da sua intervenção, que nesta quinta-feira esperava-se que fosse dedicada apenas às Novas Oportunidades, Sócrates relançou o slogan dos tempos do PREC para euforia da multidão: «Quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS», em alusão à polémica do aborto, que está a dominar este dia de campanha.

Já antes de Sócrates chegar à Amadora, para onde se deslocou directamente do aeroporto depois de um dia passado em campanha na ilha açoriana de São Miguel, as declarações de Passos Coelho sobre o aborto tinham motivado várias críticas severas de Ferro Rodrigues, cabeça de lista por Lisboa.

No Centro Novas Oportunidades da Venda Nova, para onde se deslocaram vários candidatos de deputados da lista socialista pela capital, Ferro Rodrigues considerou que «esta é a campanha mais suja dos últimos anos» e devolveu as acusações que têm surgido contra Sócrates ao candidato «laranja»: «Quem o diz é quem o é...».

Sobre o aborto, Ferro Rodrigues pediu explicações: «É bom que esta questão seja explicada a todo o país, todos os dias» por parte de Passos Coelho.

Jorge Lacão, candidato a deputado pelo círculo socialista, também teceu fortes críticas ao líder social-democrata, tendo alegado que a ideia de referendo ao aborto é uma «atitude de extremismo ideológico que não lembra a ninguém». Jorge Lacão considerou que o tema do aborto está «completamente pacificado na nossa sociedade» e que Passos foi buscá-la «ao baú da história», o que representa «mais um sinal da sua imaturidade».

Já esta manhã, a ministra Ana Jorge tinha comentado a proposta de Passos Coelho que, aliás, não consta do seu programa eleitoral. A governante considerou-a estranha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados