CDU vence eleições intercalares em Galveias - TVI

CDU vence eleições intercalares em Galveias

As eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Galveias, uma das mais ricas do país em património, surgiram na sequência da renúncia ao mandato de vários membros efetivos e suplentes dos órgãos autárquicos

A CDU conquistou este domingo a maioria absoluta nas eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Galveias, no concelho de Ponte de Sor, Portalegre, destronando os socialistas, revelou fonte do município.

De acordo com a mesma fonte, numa freguesia com 1.085 eleitores, a lista encabeçada por Fernanda Bacalhau (CDU) arrecadou 273 votos (cinco mandatos), seguindo-se o PS com 228 votos (quatro mandatos), e o Bloco de Esquerda com 16 votos.

Nestas eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Galveias, que decorreram entre as 08:00 e as 19:00, registaram-se ainda 17 votos em branco e 13 nulos, situando-se a taxa de abstenção nos 49,59%.

As eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Galveias, uma das mais ricas do país em património, surgiram na sequência da renúncia ao mandato de vários membros efetivos e suplentes dos órgãos autárquicos, eleitos pelos socialistas, tendo ficado “esgotada” a possibilidade de substituições.

Após as eleições autárquicas de setembro de 2013, a assembleia de freguesia passou a ser constituída por sete eleitos pelo PS, um pelo CDS-PP e um outro pela CDU.

A presidência da junta foi ocupada por Luís Laranjeira (PS), que faleceu em dezembro de 2013 e substituído pelo atual presidente demissionário, Rui Canha Nunes.

Segundo o ainda presidente da assembleia de freguesia, Luís Milheiras, eleito pelo PS, a situação que conduziu às eleições intercalares começou com a renúncia ao mandato dos três elementos do Executivo da junta, eleitos pelos socialistas.

Depois, verificou-se a não aceitação da substituição por parte dos membros da assembleia”, disse, sem especificar os motivos que conduziram os eleitos a renunciar aos mandatos.

 

Quando há um lugar vago no Executivo da junta é preenchido por um membro da assembleia, mas como foram esgotados, ao longo deste mandato, os suplentes da lista, a assembleia começou a ficar sem elementos para preencher os lugares que vagavam”, explicou.

A Junta de Freguesia de Galveias é uma das mais ricas do país em património, administrando uma herança avaliada em mais de 50 milhões de euros.

A autarquia administra cerca de dois terços da herança legada à freguesia pelo Comendador José Godinho de Campos Marques, que doou o restante a uma fundação da vila.

A herança da junta engloba prédios rústicos e urbanos, distribuídos pelos concelhos de Lisboa, Torres Vedras, Borba, Estremoz, Monforte, Crato, Avis e Ponte de Sor, num valor que ultrapassa os 50 milhões de euros.

A vila de Galveias está situada na encosta de uma colina, é fértil em azeite, frutas e cortiça e é atravessada pela Estrada Nacional (EN) 244, que liga Avis à Sertã.

Continue a ler esta notícia