PS pede à ministra relatório sobre funcionamento do Citius - TVI

PS pede à ministra relatório sobre funcionamento do Citius

Juíza emite despacho contra o sistema Citius

Socialistas escreveram carta ao presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais

O PS requereu esta quarta-feira o envio ao Parlamento do relatório elaborado pela Inspeção Geral dos Serviços de Justiça (IGSJ) sobre as causas que estiveram na origem do colapso do sistema Citius do Ministério da Justiça.

Este pedido dos socialistas para que a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, disponibilize esse relatório foi formulado através de uma carta enviado ao presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, o social-democrata Fernando Negrão.

Na carta, os deputados do PS alegam que «a problemática» sobre o funcionamento da plataforma informática Citius «culminou agora na exoneração dos dirigentes do IGFEJ».

«Para tanto, foi também invocado na argumentação política apresentada pelo Governo, nomeadamente na audição regimental da ministra da Justiça realizada hoje em sede de reunião de comissão, o relatório elaborado pela IGSJ sobre o Citius», argumenta ainda a bancada socialista.

Nesse sentido, o PS entende que há interesse em conhecer-se o teor desse relatório «para se aquilatar das condições de funcionamento do Citius e dos motivos do seu colapso, da migração dos processos para as novas comarcas e das responsabilidades a tudo inerentes».
 
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE