PSD convida PS para consensos - TVI

PSD convida PS para consensos

Parlamento

Sociais-democratas querem aproximação de posições nas áreas da justiça, da administração local, arrendamento urbano e Código do Trabalho

Relacionados
O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, convidou o PS para trabalhar em conjunto com a maioria governamental para a existência de consensos nas reformas do Código do Trabalho, justiça, administração local e arrendamento urbano.

De acordo com a Lusa, Luís Montenegro falava em plenário, depois de uma intervenção do seu homólogo socialista, Carlos Zorrinho, na qual apresentou as conclusões das Jornadas Parlamentares do PS.

O líder da bancada social-democrata começou por considerar que as propostas apresentadas por Carlos Zorrinho na área da energia acabam por constituir uma autocrítica aos últimos anos de governos socialistas e ao próprio Carlos Zorrinho, que foi secretário de Estado da Energia.

«Se as políticas energéticas dos últimos governos fossem de sucesso [como afirmou Carlos Zorrinho], então não seria preciso o PS estar agora a apresentar propostas para aquilo não fez nos seus seis anos de Governo», justificou Luís Montenegro.

Numa nota política mais consensual, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD disse que as bancadas da maioria governamental estão interessadas em analisar as propostas alternativas que forem apresentadas pelo PS.

Depois, Luís Montenegro convidou mesmo diretamente os socialistas para entendimentos ao nível das reformas do Código do Trabalho, da justiça, da administração local e do arrendamento urbano.

Na resposta, Carlos Zorrinho disse que as palavras consensuais proferidas pelo líder da bancada social-democrata «contrastaram com o tom agressivo sobre o PS utilizado no último congresso do PSD» e «com o que se passou ainda esta manhã, em sede de comissão parlamentar, em que a maioria governamental chumbou as propostas de alteração do PS à lei de compromissos».

«Espero que as suas palavras correspondam aos atos», reagiu Carlos Zorrinho dirigindo-se a Luís Montenegro.

A bancada do CDS, por via de Hélder Amaral, comentou com ironia os resultados das recentes Jornadas Parlamentares do PS.

«Se as Jornadas Parlamentares do PS abriram com uma homenagem ao ex-primeiro-ministro [José Sócrates], terminaram com uma autocrítica às suas políticas na área da energia», comentou Hélder Amaral.

Também o presidente da bancada do PCP, Bernardino Soares, se referiu às propostas do PS para a área da energia, dizendo que surgem depois de «governos após governos nada terem feito para acabar com as rendas excessivas» destinadas a empresas como a EDP.

«Espero que seja desta feita que esses benefícios a empresas como a EDP acabam. Essas rendas vão para os acionistas e são pagas pelos cidadãos», salientou Bernardino Soares.

O presidente da bancada do Bloco de Esquerda, Luís Fazenda, afirmou suspeitar de «namoros» entre PS e PSD para a revisão da lei eleitoral da Assembleia da República e na transposição da regra de ouro (limites ao défice e dívida) para o ordenamento jurídico nacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados