Eleições: Ferreira Leite diz que é cedo para definir datas - TVI

Eleições: Ferreira Leite diz que é cedo para definir datas

PSD lançou «Fórum da Verdade»

«É tema que não está no tempo, nem no programa», sublinha líder do PSD

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, considerou esta quarta-feira não ser ainda «tempo» para falar sobre a data das eleições legislativas e autárquicas, manifestando apenas a sua concordância quando ao dia 7 de Junho para as europeias, noticia a agência Lusa.

Questionada sobre o calendário eleitoral à saída de uma audiência com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, Manuela Ferreira Leite disse apenas que foram informados pelo chefe de Estado sobre a marcação das europeias para 7 de Junho, escusando-se a falar sobre o restante calendário eleitoral.

«É tema que não está no tempo, nem no programa», referiu.

O Presidente da República está hoje a receber os partidos com assento parlamentar para audiência sobre a data das eleições para o Parlamento Europeu.

Durante a manhã fora recebidas delegações do partido PS, CDS-PP, PCP e partido ecologista Os Verdes, faltando apenas o encontro com o Bloco de Esquerda.

Ano de eleições

Em ano de eleições europeias, autárquicas e legislativas, a marcação das datas assume uma importância decisiva, num calendário com responsabilidades partilhadas entre o primeiro-ministro e o Presidente da República.

Dentro da lógica constitucional de divisão de poderes, a lei estipula que as eleições legislativas são marcadas pelo Presidente da República, enquanto a data das autárquicas é da responsabilidade do Governo.
Continue a ler esta notícia