António Galamba: “O que o Dr. António Costa fez ao PS e ao país é criminoso” - TVI

António Galamba: “O que o Dr. António Costa fez ao PS e ao país é criminoso”

António Galamba

Dirigente socialista pede demissão do secretário-geral do partido

 O dirigente socialista António Galamba pediu este domingo a demissão do líder do PS, António Costa, por considerar que falhou na unidade do partido e na conquista de uma maioria absoluta.

“O que o Dr. António Costa fez ao PS e ao país é criminoso”, escreve António Galamba numa declaração enviada à agência Lusa na qual pede a demissão do secretário-geral do PS após a derrota nas eleições legislativas de hoje.

O antigo membro do secretariado nacional do PS no tempo da liderança de António José Seguro considera que Costa falhou os objetivos a que se propôs quando se candidatou a secretário-geral.

“Apesar do esforço dos militantes e dos simpatizantes na campanha eleitoral, o Dr. António Costa falhou os dois objetivos que motivaram o assalto à liderança do PS. Falhou na unidade do PS. Falhou na conquista de uma maioria absoluta”, refere António Galamba, que ficou fora das listas de deputados socialista às legislativas de hoje.


No entender de António Galamba, atual membro da comissão política nacional do PS, a liderança de Costa foi “insuficiente a sublinhar os quatro anos de governo PSD/CDS e desastrosa a apresentar a alternativa do PS”.

“Não é normal o PS não ganhar estas eleições. Fracassados os objetivos políticos, resta a ambição pessoal: a anunciada eventual manutenção poder a todo o custo. Depois de quatro anos de vale tudo à direita, a tentação de um vale tudo à esquerda. Uma solução sem respeito pela vontade popular, ao arrepio dos valores republicanos e democráticos que comemoramos amanhã, a 5 de Outubro”, refere António Galamba.

O dirigente socialista recordou ainda que Costa “interrompeu um ciclo eleitoral de duas vitórias nacionais do PS, nas autárquicas e nas europeias".

O PSD/CDS-PP é a força partidária mais votada com 36,91% dos votos e com 84 mandatos nas eleições legislativas de hoje, quando estão apurados os resultados provisórios em 3070 das 3092 freguesias, de acordo com os dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral.

O PS é o segundo partido mais votado com 32,33% com 71 mandatos.

O ex-vice-presidente da bancada socialista António Braga também exigiu a demissão do secretário-geral do PS na sequência da derrota nas eleições legislativas, considerando que António Costa "abalroou" um ciclo de vitórias do seu partido.

"A interpretação dos resultados só pode ser uma: demissão", sustentou o ex-secretário de Estado António Braga numa nota enviada à agência Lusa e em referência às consequências da derrota eleitoral para a liderança de António Costa.


António Braga, que foi "vice" nas lideranças parlamentares de Carlos Zorrinho e Alberto Martins (2011/2014), apontou que o PS "vinha desde 2011 a construir uma alternativa credível e sustentada ao Governo da coligação PSD/CDS".

Nesse período, segundo António Braga, o PS "obteve sucessos eleitorais nas regionais, nas autárquicas e nas europeias". "O dr. António Costa abalroou esse ciclo em nome de um suposto sucesso maior consubstanciado numa vitória absoluta do PS e num PS unido. Os resultados das eleições de domingo são a negação desses objetivos", acrescentou.


LEIA TAMBÉM:

 
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE