Bloco de Esquerda quer resolver situações dos emigrantes lesados pelo BES - TVI

Bloco de Esquerda quer resolver situações dos emigrantes lesados pelo BES

  • 25 fev 2017, 14:53
Luís Fazenda - Bloco de Esquerda

Em Paris, dirigente Luís Fazenda considerou que emigrantes que tinham dinheiro no Banco Espírito Santo foram duplamente lesados. BE diz ainda que futuro comprador do Novo Banco não lhes irá resolver a situação

Para o dirigente bloquista Luís Fazenda, que esteve em Paris, em mais um protesto de emigrantes que reclamam a devolução das suas poupanças depositadas no Banco Espírito Santo (BES), estes estão a ser vítimas de uma afronta em duplicado.

É uma indignidade aquilo que se tem vindo a passar com os emigrantes que foram lesados por produtos financeiros do Grupo Espírito Santo (GES) e, em particular, as ações do BES. Estes emigrantes estão a ser duplamente penalizados. Foram penalizados pela fraude bancária e agora estão a ser penalizados porque não há uma atenção em relação à situação particular deles", disse à agência Lusa Luís Fazenda.

O dirigente do BE lembrou que "houve um acordo com detentores de papel comercial mas essa situação não é abrangente para os emigrantes", considerando "inaceitável que havendo uma solução - mesmo que criticável - para os detentores do papel comercial, não haja solução alguma para os emigrantes que aqui depositaram as poupanças de uma vida de trabalho".

Luís Fazenda precisou que o seu partido tem acompanhado "a luta" dos emigrantes lesados do BES "há muito" e "mantém a vontade de vir a resolver este problema".

Já fizemos várias perguntas ao governo, já levantámos a questão ao ministro das Finanças e ao primeiro-ministro. Vamos intensificar essas iniciativas. Nós vamos tentar junto do governo que haja uma solução, vamos pressionar o governo nessa direção, estamos a pressionar há muito tempo", afirmou.

Comprador do Novo Banco não irá resolver

A dirigente do núcleo Europa do Bloco de esquerda, Cristina Semblano, reiterou à Lusa que "o Bloco de Esquerda é solidário da luta dos emigrantes lesados do BES".

Se a situação dos emigrantes lesados não é resolvida agora, em que os capitais do fundo de resolução são maioritariamente públicos", quando o Novo Banco for vendido, "o comprador do Novo Banco não vai estar absolutamente nada interessado em indemnizar os emigrantes lesados do BES", salinetou.

Continue a ler esta notícia