Governo português: líbios perto do fim da sua luta - TVI

Governo português: líbios perto do fim da sua luta

Rebeldes em Trípoli [Reuters]

MNE considera que é «manifesto que o regime ditatorial do coronel Khadafi está a viver os seus últimos momentos»

Relacionados
O Governo português afirmou esta segunda-feira que os últimos desenvolvimentos na Líbia, onde as forças rebeldes já ocupam grande parte de Trípoli, aproximam «de forma decisiva o povo líbio do culminar da sua luta em prol da liberdade e da democracia».

Numa nota enviada à Agência Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) refere que «apesar de no terreno a situação não se encontrar ainda definitivamente clarificada, é manifesto que o regime ditatorial do coronel Khadafi está a viver os seus últimos momentos».

«A sua saída do poder é, por isso, a única consequência lógica e necessária e devia ocorrer por sua própria iniciativa, na medida em que a prioridade é evitar o sofrimento da população civil», lê-se na nota.

De acordo com o MNE, os acontecimentos na Líbia «vêm ainda dar mais sustentação à decisão do Governo português, tomada no passado dia 22 de Julho, no sentido do reconhecimento do Conselho Nacional de Transição (CNT) como autoridade governativa legítima da Líbia até à formação de uma autoridade transitória».

O Governo português «reitera a sua visão de que ao CNT cabem especiais responsabilidades em assegurar, nesta mudança de regime, um processo de reconciliação nacional, com uma transição pacífica e inclusiva para a democracia, que permita ao povo líbio realizar as suas aspirações», refere a mesma nota.

«O Governo português reafirma, uma vez mais, o seu apoio à soberania, independência, integridade territorial e unidade da Líbia, visando a construção de um Estado democrático e de uma sociedade livre», diz a nota oficial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados