PCP condena «massacre» na NATO em Trípoli - TVI

PCP condena «massacre» na NATO em Trípoli

Comunistas criticam ainda posição «seguidista» do Governo português

O PCP condenou esta sexta-feira o «massacre perpetrado pela NATO» em Trípoli e criticou a posição «seguidista» do Governo português de apoio à «guerra de invasão e ocupação da Líbia», noticia a Lusa.

«A tomada de Trípoli é sobretudo resultado, não de uma propagandeada vitória militar dos chamados rebeldes, mas sim da intervenção directa da NATO e de um verdadeiro massacre perpetrado por esta estrutura político-militar», lê-se num comunicado do PCP.

Condenando «o autêntico banho de sangue perpetrado contra a população da capital Líbia na denominada Operação Sereia», os comunistas reiteram que o que está em causa com a «guerra de invasão e ocupação da Líbia» não são os direitos do povo, nem qualquer desejo de liberdade ou democracia.

Pelo contrário, sublinha o PCP, o que está em causa é «a satisfação dos interesses estratégicos das principais potências da NATO quanto ao controle de importantes riquezas naturais, o saque dos fundos soberanos Líbios e a imposição do domínio imperialista na região do Norte de África e Médio Oriente».

Na nota, os comunistas deixam ainda críticas «à posição seguidista» do Governo português de apoio à «guerra de invasão e ocupação da Líbia» e de reconhecimento do chamado Conselho Nacional de Transição.

«Para o PCP, o fim do conflito passa pela retirada das forças ocupantes e pelo diálogo nacional líbio visando uma solução política para o conflito interno», defendem os comunistas.

O partido apela ainda aos portugueses para que, independentemente das diferenças de opinião sobre Khadafi e o actual regime, rejeitem «a gigantesca campanha mediática que suporta a intervenção imperialista e se mobilizem e intensifiquem a luta pela paz, contra as agressões e ingerências do imperialismo norte-americano e europeu no Mundo Árabe e noutras regiões do globo».
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos