Marcelo diz que Champions em Lisboa é "magnífica notícia": "Não tem preço" - TVI

Marcelo diz que Champions em Lisboa é "magnífica notícia": "Não tem preço"

  • Sofia Santana
  • atualizada às 21:37
  • 17 jun 2020, 20:16

O Presidente da República destacou que o facto de Portugal ter sido o palco escolhido para a fase final desta competição num mês em que "todos os países disputam o regresso ao turismo internacional" é um acontecimento que "não tem preço"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que a realização da fase final da Champions em Lisboa é "uma magnífica notícia para Portugal". O chefe de Estado falava na cerimónia que decorreu ao final da tarde no Palácio de Belém, a propósito do anúncio oficial de que Portugal vai receber em agosto uma inédita fase final da Liga dos Campeões, com eliminatórias em apenas um jogo e em campo neutro.

Fernando Gomes ganhou mais um desafio e ganhou-o para Portugal", começou por dizer.

Marcelo lembrou que Portugal já recebeu, noutras edições, a final desta prova, mas que esta é "um caso único e irrepetível" devido ao contexto de pandemia de Covid-19.

Esta não é mais uma final da Champions a realizar em Portugal, esta é um caso único e irrepetível. É único e irrepetível porque é uma final mais duas meias-finais mais quatro quartos-finais, mas é irrepetível pelo momento que estamos a viver. Não conhecemos nos últimos 100 anos uma pandemia semelhante a esta. (...) Não vivemos em Portugal e no mundo nada que se comparasse com esta pandemia."

O Presidente destacou que o facto de Portugal ter sido o palco escolhido para a fase final desta competição num mês em que "todos os países disputam o regresso ao turismo internacional" e disputam "a retoma das suas economias" é um acontecimento que "não tem preço".

E é neste clima que se vai realizar a fase final da Liga dos Campeões em Lisboa, num momento em que todos os países disputam o regresso ao turismo internacional, a retoma das suas economias. Ser a marca Portugal a que vence e a que se vai afirmar nesse mês crucial de agosto não tem preço, é irrepetível, é uma vez na vida."

Para Marcelo, Portugal foi escolhido pelos seus méritos e pela transparência no combate à pandemia, sem forjar números.

E aqui, já disse o senhor primeiro-ministro, António Costa, mas eu queria reforçar, Portugal tem autoridade moral, pela forma como conduzimos o combate à pandemia, mas agora pela forma transparente como continuamos a combater a pandemia. E digo transparente porque não escondemos a nossa vontade de testar e testar mais, porque não escondemos que esse testar mais significa determinados valores", afirmou.

Portugal é agora recompensado pela "situação notável que se verifica no Serviço Nacional de Saúde (SNS) em termos de internamentos, e de internamentos em cuidados intensivos" e pela forma como prossegue o combate à Covid-19 "sem forjar números, mantendo a transparência", acrescentou o Presidente.

 Portanto, Portugal vence pelos seus méritos passados e pela sua transparência presente, ou seja, pelo mérito do SNS, dos profissionais de saúde e dos portugueses".

 

Costa diz que final é "prémio merecido aos profissionais de saúde"

Por sua vez, o primeiro-ministro, António Costa, considerou que "a grande mensagem da UEFA" ao escolher Lisboa para a fase final da Liga dos Campeões, em agosto, é que "Portugal é um destino seguro".

Queria aqui agradecer aos profissionais de saúde e a todos os portugueses que tornaram possível que Portugal se afirmasse como um destino seguro. E esta é a grande mensagem que a escolha da UEFA para realizar esta prova em Portugal dá a todo o mundo: é que Portugal é um destino seguro", declarou.

O primeiro-ministro descreveu Portugal como um lugar seguro para se viver, fazer turismo, trabalhar ou investir e realçou que "ainda na semana passada viu renovado o seu reconhecimento como o terceiro país mais pacífico do mundo, o mais pacífico de toda a União Europeia" e que "durante três anos consecutivos foi escolhido como o melhor destino turístico mundial".

"Este reconhecimento pela UEFA de como somos um destino seguro é algo muito importante no esforço enorme que todo o país está agora a fazer para, ao mesmo tempo que combatemos a pandemia, conseguirmos trabalhar para a recuperação da nossa economia", acrescentou, enviando um abraço "de profunda gratidão e de amizade pelo notável trabalho que fez" ao presidente da FPF e à sua equipa.

Apesar de nenhum clube português estar já disputar a Liga dos Campeões, o primeiro-ministro diz que esta final representa "uma vitória antecipada de todos os portugueses" pelo seu comportamento no combate à pandemia.

"Foi o esforço de todos, a enorme disciplina com que todos acataram as normas de confinamento, têm praticado as normas de distanciamento social, as normas de proteção individual que permitiram diferenciar Portugal e a forma como Portugal conseguiu controlar esta pandemia", sustentou.

No seu entender, este "é também um prémio merecido aos profissionais de saúde", que demonstraram que Portugal tem um Serviço Nacional de Saúde (SNS) "robusto para responder a qualquer eventualidade".

Na mesma linha, Fernando Medina disse que a realização da final em Lisboa tem uma importância “verdadeiramente estratégica” para a economia da cidade e do país.

Num momento em que o mundo vive uma crise sem precedentes, em que todos lutamos pela recuperação das nossas economias, conseguir ter em Lisboa o maior evento desportivo que se vai realizar, com centenas de milhões de telespetadores em todo o mundo, que vão durante mais de uma semana ouvir e seguir o nome de Lisboa e de Portugal, é de uma importância sem limites”, afirmou o presidente da Câmara de Lisboa.

 

Lisboa vai ser o palco da fase final da Liga dos Campeões. A confirmação foi dada pela UEFA, esta quarta-feira, após a reunião do Comité Executivo do organismo, que aprovou essa alteração.

A capital portuguesa, e em concreto os estádios da Luz e de Alvalade, vai receber uma final a oito (quartos de final, meias-finais e final), com eliminatórias de jogo único. Os quartos de final estão previstos jogarem-se entre o dia 12 e 15 de agosto enquanto as meias-finais ficaram agendadas para os dias 18 e 19. Por sua vez, a final terá lugar dia 23, no Estádio da Luz, confirmou também o organismo que rege o futebol europeu. Todos os jogos vão começar às 20 horas (de Portugal continental).

O sorteio dos quartos de final e meias-finais está agendado para 10 de julho, em Nyon (Suíça).

Porto e Guimarães também podem vir a receber jogos dos oitavos de final, caso Portugal também venha a receber esta fase da prova, algo que será decidido nas próximas semanas. Os jogos da segunda mão dos oitavos de final entre Juventus e Lyon, Man. City e Real Madrid, Bayern Munique e Chelsea, Barcelona e Nápoles estão marcados para os dias 7 de 8 de agosto.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE