Passe social único: Governo garante transportes públicos para "nova procura" - TVI

Passe social único: Governo garante transportes públicos para "nova procura"

  • CE
  • 18 mar 2019, 15:55

Apresentado, esta segunda-feira, vai abranger as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, vai ter um custo entre 30 e 40 euros e pode ser carregado a partir de 26 de março

O ministro do Ambiente e da Transição Energética garantiu, esta segunda-feira, que os utentes vão ter transportes públicos em número suficiente com a criação do passe único já em abril, salientando não estar preocupado com o aumento da procura.

Estamos a cuidar do reforço da oferta em todo o país, particularmente nas empresas que dependem de nós. No dia 1 de abril, sendo necessário para fazer o serviço ideal da Soflusa seis navios, vão estar sete disponíveis, sendo necessário sete da Transtejo, vão estar nove disponíveis”, começou por explicar aos jornalistas João Pedro Matos Fernandes.

Segundo o ministro, no caso do Metropolitano de Lisboa, “daquelas que foram outrora 30 unidades triplas paradas [nos estaleiros para manutenção], agora estão duas”, disse, frisando que, “neste momento", está tudo preparado para responder "a uma nova procura", que se pretende que "cresça".

Temos tido uma razão de crescimento anual entre 4 e 5% por cento nos últimos três anos. A expetativa para 2019 é que a procura pelos transportes públicos aumente 10%”, frisou o governante.

Quando questionado sobre a aquisição das novas 10 embarcações para a Transtejo, prevendo-se a entrega de três navios só em 2021, estando todos operacionais em 2024, Matos Fernandes afirmou que existe sempre um prazo, embora se trate de “uma medida urgente”.

Quando se encomenda um barco eles demoram um ano a serem construídos, não existem. Tem de haver um concurso. A decisão não deixa de ser urgente, mas há um prazo”, retorquiu.

Durante o seu discurso na cerimónia pública de assinatura dos contratos para os novos tarifários de transportes nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, em que se inclui a criação de um passe único nos 18 concelhos da AML, Matos Fernandes sublinhou a importância de “melhorar as condições de mobilidade quotidiana no país, particularmente nas grandes cidades”, além de descarbonizar os transportes e, “por essa via, descarbonizar Portugal”.

Matos Fernandes lembrou ainda que a diminuição do preço dos passes dos transportes públicos vai “libertar o rendimento das famílias”.

Passe Navegante Família só disponível em julho devido a "questões técnicas" 

O passe Navegante Família só vai estar disponível em julho, avançou, esta segunda-feira, o presidente da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Fernando Medina, precisando que o atraso se deve a “questões técnicas”.

Teremos o passe família a partir de julho. Por questões técnicas necessita de ser operacionalizado para ser simples e ser desburocratizado, e permitirá que, num agregado, se pague no máximo dois títulos de transporte para todas as pessoas desse agregado que o queiram utilizar”, disse Fernando Medina.

O responsável falava na cerimónia pública de assinatura dos contratos para os novos tarifários de transportes na AML, em que se inclui a criação do passe único nos 18 concelhos da Área Metropolitana.

Fernando Medina frisou que o novo título irá agregar os passes dos membros da mesma família, sendo que o máximo que uma família irá pagar serão 80 euros, caso seja um passe para a área metropolitana, ou 60 euros, se for um passe apenas para o município.

O passe único terminará com as centenas de títulos combinados que existem atualmente para a utilização dos transportes coletivos e vai ter apenas duas configurações: o Navegante Municipal custará 30 euros, permitindo viagens dentro de cada concelho, e o Navegante Metropolitano custará 40 euros, permitindo deslocações nos meios de transporte públicos em toda a área metropolitana.

Com o novo passe, as crianças podem viajar gratuitamente em toda a AML até ao último dia dos seus 12 anos, o que atualmente só acontecia no concelho de Lisboa. Serão mantidos os descontos para estudantes, reformados e carenciados.

O novo passe, que poderá ser carregado a partir de 26 de março, é mensal (válido por um mês, a partir do seu primeiro dia).

Os transportes da Área Metropolitana de Lisboa vão ter no mês de abril um passe com o preço de 10 euros e validade de sete dias para assegurar o período transitório da implementação do novo sistema tarifário metropolitano.

De acordo com um comunicado assinado pelo primeiro secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto, será “aprovada a criação, durante o mês de abril e de forma transitória para os utilizadores com passe deslizante [de 30 dias] cujo termo decorra durante o mês de abril, de um passe com âmbito geográfico equivalente ao do passe do metropolitano”.

Segundo o documento, o passe terá a validade de sete dias, “a vigorar após o termo do título deslizante e a comercializar a partir do dia 8 de abril de 2019 e até ao final desse mês”.

A AML é integrada pelos municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Continue a ler esta notícia