TC: candidatos resultaram de acordo entre PSD, PS e CDS - TVI

TC: candidatos resultaram de acordo entre PSD, PS e CDS

A afirmação é do líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

O líder parlamentar do PSD sublinhou, esta quinta-feira, que a lista de candidatos ao Tribunal Constitucional resultou de um acordo entre PSD, PS e CDS em que foi respeitada a «vontade expressa» de cada partido.

«O PSD e o CDS apresentaram com o PS uma candidatura conjunta [ao Tribunal Constitucional] com três elementos respeitando aquilo que foi vontade expressa de cada um dos partidos nos respetivos candidatos e nos pressupostos subjacentes, nomeadamente no que concerne a garantir que desta eleição resultam três juízes do Tribunal Constitucional, sendo que dois deles sejam juízes doutros tribunais. Esse foi o pressuposto que aceitámos», disse Luís Montenegro aos jornalistas, no Parlamento, no final de uma reunião conjunta dos grupos parlamentares da maioria de direita com o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

Luís Montenegro respondeu desta forma quando lhe perguntaram se o nome indicado pelo PS para o TC, Conde Rodrigues, não merece reservas aos sociais-democratas.

O líder da bancada do PSD acrescentou ainda que a conferência de líderes parlamentares, que estava a decorrer em simultâneo, deveria estar justamente a tratar desta matéria.

A eleição dos novos juízes do TC, prevista para a última sexta-feira, foi adiada para «salvaguardar o tempo e a serenidade necessários» à audição dos candidatos no Parlamento.
Continue a ler esta notícia