Três elementos do PSD surpreendidos por serem arguidos nas viagens ao Euro 2016 - TVI

Três elementos do PSD surpreendidos por serem arguidos nas viagens ao Euro 2016

  • 25 jun 2018, 22:13
Luís Montenegro, Pedro Passos Coelho e Hugo Soares (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

Ex-líderes parlamentares Hugo Soares e Luís Montenegro e o deputado Campos Ferreira asseguram que as viagens realizadas a França para ver jogos do europeu foram pagas pelos próprios

Os ex-líderes parlamentares do PSD Luís Montenegro e Hugo Soares, e o deputado Campos Ferreira, informaram hoje que receberam “com surpresa” a notícia de que serão arguidos no caso das viagens do Euro 2016, negando a prática de qualquer crime.

Tomámos conhecimento, com surpresa, mas também com absoluta tranquilidade, que no âmbito da investigação desenvolvida na sequência do chamado ‘processo das viagens ao Euro 2016’, o Ministério Público decidiu constituir-nos arguidos”, referem os três sociais-democratas, num comunicado enviado à agência Lusa, assinado por Hugo Soares, Luís Montenegro e Luís Campos Ferreira.

Na mesma nota, os deputados Hugo Soares e Luís Campos Ferreira e o antigo parlamentar do PSD Luís Montenegro manifestam “total disponibilidade para prestar os esclarecimentos que forem devidos” e asseguram que as viagens que realizaram no campeonato europeu de futebol foram pagas pelos próprios.

Reiteramos a nossa total disponibilidade para prestar os esclarecimentos que forem devidos, reafirmando, sem tibiezas, que não praticámos qualquer crime e que as viagens que efectuámos naquela ocasião foram a expensas próprias”, refere a nota.

Outros arguidos

Além dos três sociais-democratas, já era público que antigos secretários de Estado do Governo do PS eram arguidos pelo mesmo crime: João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria, Fernando Rocha Andrade, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, e Jorge Oliveira, ex-secretário de Estado da Internacionalização, foram constituídos arguidos em julho de 2017, depois de se terem demitido do Governo de António Costa, na sequência desta polémica.

Neste caso, a investigação incide sobre o alegado pagamento pela Galp Energia S.A. de viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016.

Em causa estão factos suscetíveis de integrarem a prática de crimes de recebimento indevido de vantagem, previstos na Lei dos Crimes de Responsabilidade de Titulares de Cargos Políticos (Lei 34/87 de 16 de julho), segundo o Ministério Público.

Cosmos de Joaquim Oliveira

No caso dos sociais-democratas, estará em causa o alegado recebimento indevido de viagens, refeições e bilhetes para o Euro 2016 através da empresa de viagens Cosmos, detida pela Olivedesportos, de Joaquim Oliveira.

Há cerca de um ano, em 13 de julho de 2017, o então líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, era confrontado com notícias que davam conta da abertura deste inquérito.

Queria transmitir-vos que não tenho conhecimento de nenhuma investigação, nem eu, nem o senhor deputado Hugo Soares, nem o senhor deputado Luís Campos Ferreira. E estamos muito tranquilos: tal como há um ano tivemos ocasião de explicar, nós não viajámos nem a convite, nem por conta de nenhuma empresa, viajámos a expensas próprias", afirmou nessa altura Montenegro, que viria a ser substituído no cargo por Hugo Soares, que entretanto também já não é líder parlamentar do PSD – lugar que atualmente pertence a Fernando Negrão.

 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos