Cavaco «submeteu-se a Jardim» - TVI

Cavaco «submeteu-se a Jardim»

Cavaco visita Câmara de Lobos e Ribeira Brava

Oposição madeirense indignada com declarações do Presidente durante a visita à região

Relacionados
Quase todos os partidos da oposição madeirense consideram que a visita oficial do Presidente da República à Madeira não atingiu os objectivos e que Cavaco Silva se «submeteu» à vontade de Alberto João Jardim e do PSD/M.

Em declarações à agência Lusa, Jaime Leandro, secretário-geral do PS/M, declarou que a visita do Presidente da República «serviu para tornar mais visível a parte mais positiva da Madeira», acrescentando que o chefe de Estado «não conseguiu demarcar-se da polémica, refugiando-se na Constituição e na sua função moderadora».

«Sobre a qualidade da democracia não disse nada. Branqueou o que se passa na Madeira em matéria de direitos, liberdades e garantias e respeito institucional entre órgãos da região e da República», opinou.

«Foi a visita do deslumbramento. Alguns dignitários deslumbram-se quando chegam à Madeira, não sei se é com as flores, se é com o tempo», concluiu.

Por seu turno, José Manuel Rodrigues, líder do CDS/PP-Madeira, considerou que «a visita poderia ter sido muito melhor se o Presidente da República tivesse incluído no seu programa uma sessão solene na Assembleia Legislativa da Madeira, se tivesse valorizado o debate sobre a qualidade da democracia na Madeira e se tivesse tido mais contactos com a Madeira real».

«Cavaco «fulanizou» em Jardim o desenvolvimento da região»

Edgar Silva, do PCP-Madeira, considera que Cavaco Silva fez o «elogio fácil» a Alberto João Jardim, «fulanizando» no presidente do Governo todo o desenvolvimento da região «quando em democracia a obra não é nunca de uma pessoa, e neste caso, é resultado do 25 de Abril, da conquista da democracia e da vontade de um povo».

Já o dirigente do Bloco de Esquerda Roberto Almada defendeu que esta visita do Presidente da República «foi um favor a Alberto João Jardim, tendo Cavaco Silva cumprido o programa que o PSD e o Governo Regional quiseram».

«Cavaco Silva veio dizer o que Alberto João Jardim quis, pelo que perdeu a democracia, a autonomia e a República», referiu, anunciando que o BE vai apresentar, terça-feira, na sessão plenária do parlamento, um voto de protesto relacionado com a visita.

O único deputado do Partido Nova Democracia, Baltasar Aguiar, classificou o balanço da visita de Cavaco Silva à Madeira como «péssimo», «horrível», «miserável» e «vergonhoso», sem querer concretizar os adjectivos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE