Jardim vai estar no Conselho Nacional do PSD - TVI

Jardim vai estar no Conselho Nacional do PSD

Alberto João Jardim no Congresso do PSD/Madeira - Foto de Homem Gouveia para Lusa

Líder madeirense não é candidato por não ter «tropas», mas garante que tem «pena»

Relacionados
O líder do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, confirmou a presença, quarta-feira, no Conselho Nacional do partido que irá discutir e marcar a data das eleições directas na sequência da demissão do presidente, Luis Filipe Menezes.

Até ao momento anunciaram candidaturas à liderança nacional dos sociais democratas a ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite, o ex-líder da JSD e antigo vice-presidente do partido Pedro Passos Coelho e o deputado Mário Patinha Antão.

Algumas figuras do PSD/M, casos do deputado Guilherme Silva e do presidente da câmara do Funchal, Miguel Albuquerque, que fazia parte da lista de Luís Filipe Menezes, chegaram a sugerir a candidatura de Jardim à liderança, mas o líder madeirense considerou-se «um general sem tropas» no continente.

«Não admito avançar. Como não tenho tropas, não vale a pena fazer efabulações sobre isso», disse, acrescentando que «um general não deve ir a batalhas se não tiver tropas».

Contudo, admitiu «ter pena porque sabe muito bem como ganhar eleições», apontando que «nestas coisas não se avança por iniciativa própria» e expressando apoio a uma eventual candidatura de Miguel Cadilhe.

Santarém quer realizar o congresso

A distrital de Santarém do PSD propôs que o próximo Congresso Nacional do partido se realize em Santarém e quer realizar um debate no distrito com todos os candidatos à liderança do partido que formalizem a candidatura.

Um comunicado emitido no final de uma reunião da Comissão Política Distrital do PSD, que se realizou segunda-feira à noite, afirma que «todas as estruturas» do partido no distrito se disponibilizaram para «colaborar na organização» do congresso.

A proposta para que o conclave se realize em Santarém visa «homenagear o desempenho autárquico dos eleitos sociais-democratas neste concelho», afirma o comunicado, sublinhando «o ineditismo distrital desta realização».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE