Incêndios: Ministro divulga relatório sobre perigosidade das golas inflamáveis - TVI

Incêndios: Ministro divulga relatório sobre perigosidade das golas inflamáveis

  • CE
  • 30 jul 2019, 18:26
EDUARDO CABRITA

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que será divulgado esta terça-feira um relatório preliminar sobre a perigosidade inflamável das golas antifumo distribuídas pela Proteção Civil no âmbito do programa “Aldeias Seguras” e que suscitou polémica

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que será divulgado esta terça-feira um relatório preliminar sobre a perigosidade inflamável das golas antifumo distribuídas pela Proteção Civil no âmbito do programa “Aldeias Seguras” e que suscitou polémica.

Eduardo Cabrita, que falava na cerimónia de apresentação do programa “Bravos Heróis”, Movimento Nacional de Prevenção dos Incêndios Florestais, organizado pelo grupo Global Media (JN, DN e TSF), disse que face à polémica suscitada na Comunicação Social pediu um estudo ao Centro de Investigação de Incêndios Florestais, dirigido por Xavier Viegas.

O governante acrescentou que viu serem “ditas muitas coisas com caráter muito afirmativo” e, por isso, apelou “à serenidade e foi pedido, entre outras análises, um relatório ao Centro de Investigação de Incêndios Florestais, dirigido pelo professor Xavier Viegas”.

Aquilo que pedia, a bem da confiança no nosso sistema e na necessidade de garantirmos confiança nas populações, é que todos aqueles que forem tão perentórios e tão definitivos sobre aquilo que é uma questão técnica no âmbito de algo que vale muito mais, a mobilização da população na articulação com as estruturas de bombeiros e de proteção civil, que leiam com atenção esse relatório e tirem as devidas conclusões a bem da serenidade e da confiança no sistema”, apelou.

A questão das golas antifumo inflamáveis já levou à demissão de Francisco Ferreira, técnico adjunto do secretário de Estado da Proteção Civil, após ter sido noticiado o seu envolvimento na escolha das empresas para a produção dos kits para o programa “Aldeias Seguras”.

PCP questionou MAI sobre inquérito e acompanhamento do Governo do caso das golas antifumo

O grupo parlamentar do PCP questionou na segunda-feira o Ministério da Administração Interna (MAI) sobre o inquérito interno e o acompanhamento governamental do caso das golas antifumo distribuídas no âmbito do programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras".

No requerimento a que a Lusa teve acesso, o deputado comunista António Filipe pergunta à tutela, dirigida pelo ministro Eduardo Cabrita, "para quando se prevê a conclusão do inquérito solicitado à IGAI [Inspeção-Geral da Administração Interna] sobre o assunto em referência" e "qual foi o acompanhamento político deste processo a nível governamental".

No texto preambular, o PCP vinca a necessidade de "rigoroso apuramento de responsabilidades" sobre os procedimentos de aquisição dos denominados ‘kits' de autoproteção e a natureza dos materiais em causa, designadamente das golas antifumo.

Os procedimentos de aquisição suscitam enorme perplexidade quanto à transparência do processo que o envolveu e envolvem suspeitas de favorecimento que levaram inclusivamente à demissão do adjunto do secretário de Estado responsável pela proteção civil", lê-se ainda no documento.

Continue a ler esta notícia