Cavaco Silva felicita novo Presidente de São Tomé - TVI

Cavaco Silva felicita novo Presidente de São Tomé

Cavaco Silva (LUIS FILIPE CATARINO/PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA)

Presidente da República promete ainda empenhar-se no aprofundamento dos «laços de amizade e cooperação» dos países

Relacionados
O Presidente da República felicitou esta segunda-feira Manuel Pinto da Costa pela sua eleição como chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, prometendo empenhar-se no aprofundamento dos «laços de amizade e cooperação» que unem Portugal e aquele país africano, escreve a Lusa.

«No momento em que se confirma a eleição de Vossa Excelência como Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, quero apresentar-lhe, em nome do povo português e no meu próprio, as mais calorosas felicitações e votos de sucesso no exercício das altas funções que foi chamado a desempenhar pelo povo são-tomense», lê-se na mensagem enviada por Cavaco Silva a Manuel Pinto da Costa.

Na mensagem, divulgada no «site» da Presidência da República, o chefe de Estado português manifesta a convicção de que no decurso do novo mandato de Manuel Pinto da Costa «os especiais laços de amizade e de cooperação» que unem os dois países e povos, «encontrarão novas oportunidades para se desenvolverem e aprofundarem, tanto no plano bilateral, como no quadro da CPLP».

Prometendo empenhar-se pessoalmente na «estreita parceria entre Portugal e São Tomé e Príncipe», Cavaco Silva salienta igualmente a forma como decorreram as eleições naquele país.

«A forma como decorreram estas eleições e o seu resultado, demonstram, uma vez mais, o profundo espírito cívico do povo são-tomense, bem como a sua confiança em Vossa Excelência para prosseguir a edificação de um Estado próspero e soberano, assente em instituições democráticas e nos valores da liberdade e da tolerância», refere o Presidente da República.

Manuel Pinto da Costa, primeiro chefe de Estado dos 36 anos de história de São Tomé e Príncipe, vai regressar à Presidência depois de ter triunfado no domingo na segunda volta das presidenciais.

Os primeiros resultados oficiais indicam que Pinto da Costa obteve 52,88 por cento dos votos na segunda volta das presidenciais são-tomenses, derrotando o seu antigo director de gabinete Evaristo Carvalho.

Manuel Pinto da Costa, que completou 74 anos dois dias antes das presidenciais de domingo, é uma das figuras centrais da história recente deste pequeno arquipélago africano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados